quarta-feira, 31 de agosto de 2005

A Face de Marte


O "estudo" do planeta Marte sempre gerou polémica... Um dos pontos de discórdia entre cientistas e espiritualistas é a chamada "Face de Marte". Situada na planície de Cydonia, a face mede cerca de 3 km de comprimento, 1,5 km de largura e 400 m de altura.

Quando a imagem foi divulgada na década de 70 pelas sondas americanas Viking I e II, criou-se todo o tipo de especulação. Poderia ser uma construção feita por extraterrestres? Ou fruto apenas de uma ilusão de óptica?
Para os místicos, a face de Marte é uma obra de extraterrestres, tendo sido esculpida por uma civilização inteligente outrora existente no "planeta vermelho". No entanto, em 1998, a sonda Mars Global Surveyor visualizou a face e segundo o cientista-chefe Arden L. Albee: "Não passa de uma montanha que sofreu uma erosão de fortes ventos marcianos; uma ilusão criada a partir da combinação de luz e sombra sobre as rochas naturais".
Mesmo acreditando que a face não passa de uma ilusão desenhada nas rochas, Marte continua um mistério desafiador para toda a humanidade.


... a recente "Face de Marte" (esta sim, depois dos extraterrestres!!!)


P.S. As informações ainda não são conclusivas, mas a NASA acredita que a PathFinder encontrou vida inteligente em Marte... o CD player foi roubado!
(http://www.open.hr/space/space/jokes.phtml)

Sem comentários: