sábado, 1 de outubro de 2005

SOL: Eclipse Anular 2005

É hoje, é hoje… o ECLIPSE ANULAR DO SOL, cuja faixa de anularidade passa pelas regiões do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro. Em Lisboa e no resto do país, o eclipse será parcial.

Por que há eclipses do Sol?
Os eclipses do Sol acontecem sempre que a Terra a Lua e o Sol se encontram alinhados e a Lua está entre nós e o Sol. O último visível de Portugal, aconteceu em 11 de Agosto de 1999 e foi observado a partir de Portugal como eclipse parcial.

Porquê anular?
Os habitantes de uma pequena faixa que atravessa a Península Ibérica vão ter oportunidade de ver o eclipse do próximo dia 3 como anular – isto é, no momento de alinhamento, o disco lunar não chega a sobrepor-se totalmente ao disco solar, ficando visível uma coroa circular do Sol. Bragança é a cidade portuguesa mais próxima do centro da faixa onde o eclipse é anular.
Este facto deve-se à distância a que a Lua se encontra da Terra: quando a Lua está mais longe (apogeu), como acontece agora, o seu diâmetro aparente é inferior ao do Sol, e, por isso, a Lua não o tapa totalmente; quando a Lua está mais próximo da Terra (perigeu), a Lua consegue encobrir totalmente do Sol, dando origem a um eclipse total.

(in cienciaviva.pt)

Informações adicionais aqui, aqui e aqui

Sem comentários: