quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Guia prático para a ciência moderna





-Se se mexe, pertence à biologia
-Se fede, pertence à química
-Se não funciona, pertence à física
-Se ninguém entende, é matemática
-Se não faz sentido, é psicologia.
-Se não se mexer, não feder, não funcionar, ninguém entender e não fazer sentido, é Informática.

A Face de Marte


O "estudo" do planeta Marte sempre gerou polémica... Um dos pontos de discórdia entre cientistas e espiritualistas é a chamada "Face de Marte". Situada na planície de Cydonia, a face mede cerca de 3 km de comprimento, 1,5 km de largura e 400 m de altura.

Quando a imagem foi divulgada na década de 70 pelas sondas americanas Viking I e II, criou-se todo o tipo de especulação. Poderia ser uma construção feita por extraterrestres? Ou fruto apenas de uma ilusão de óptica?
Para os místicos, a face de Marte é uma obra de extraterrestres, tendo sido esculpida por uma civilização inteligente outrora existente no "planeta vermelho". No entanto, em 1998, a sonda Mars Global Surveyor visualizou a face e segundo o cientista-chefe Arden L. Albee: "Não passa de uma montanha que sofreu uma erosão de fortes ventos marcianos; uma ilusão criada a partir da combinação de luz e sombra sobre as rochas naturais".
Mesmo acreditando que a face não passa de uma ilusão desenhada nas rochas, Marte continua um mistério desafiador para toda a humanidade.


... a recente "Face de Marte" (esta sim, depois dos extraterrestres!!!)


P.S. As informações ainda não são conclusivas, mas a NASA acredita que a PathFinder encontrou vida inteligente em Marte... o CD player foi roubado!
(http://www.open.hr/space/space/jokes.phtml)

"À espera"... de uma colocação


"Estamos aqui em directo do Ministério da Educação para assistir a mais um espectacular sorteio da colocação de professores"
(Sim, porque é quase assim que as colocações saem...)

terça-feira, 30 de agosto de 2005

sábado, 27 de agosto de 2005

Objectos

Portugal com níveis de ozono prejudiciais à saúde

Em Agosto de 2005 já se verificaram 326 momentos em que os índices do nível de ozono ultrapassaram os limites mínimos. Quercus alerta para a escassa informação à população. Idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios são os mais afectados. (in PortugalDiário, 27 Ago 2005)

notícia aqui

Os "verdadeiros" 12 mandamentos...


1 - O amor eterno chega a durar três meses...

2 - Não entres no mundo das drogas. Somos muitos e há pouca (por isso é que ela é cara).

3 - Ter a consciência limpa é sinal de má memória. Toma suplementos.

4 - Aquele que nasce pobre e feio tem fortíssimas probabilidades de, ao crescer, aperfeiçoar essas características.

5 - Os honestos são simplesmente inadaptados sociais.

6 - O que luta contra a corrente pode morrer electrocutado.

7 - O último a rir não percebeu a anedota.

8 - A escravatura não foi abolida. Passou a oito horas por dia. Ou um pouco mais...

9 - Se a montanha vem até ti, foge. Trata-se de um desmoronamento.

10 - Se um pássaro te diz "estás louco", deves estar mesmo porque os pássaros não falam.

11 - Não tomes a vida muito a sério. Não sairás vivo dela.

12 - O importante não é ganhar mas fazer o outro perder.

A história dos Cornflakes

Sabia que os cornflakes e muitos outros cereais utilizados no pequeno-almoço foram criados por uma seita religiosa, a Seventh-Day Adventist, por volta de 1860...?

A "verdadeira" história dos Cornflakes aqui

Humor na Ciência

  • Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigénio.
  • O nervo óptico transmite ideias luminosas ao cérebro.
  • O vento é uma imensa quantidade de ar.
  • O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
  • O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.
  • A principal função da raiz é se enterrar.
  • As aves tem na boca um dente chamado bico.
  • A unidade de forca é o Newton, que significa a força que se tem que realizar a um metro da unidade de tempo, no sentido contrário..
  • Os ruminantes distinguem-se dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.
  • O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
  • Quando um animal irracional não tem água para beber,só sobrevive se for empalhado.
  • Os crustáceos fora d'água respiram como podem.
  • As plantas distinguem-se dos animais por só respirarem à noite.
  • As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
  • A respiração anaeróbia é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.

Reciclagem - Campanha de Sensibilização




"SEPARE. NÓS CUIDAMOS DO RESTO..."

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Turks Islands...

Professor é...

Quando... É jovem, não tem experiência. É velho, está ultrapassado. Não tem automóvel, é um coitado. Tem automóvel, chora-se de barriga cheia. Fala em voz alta, passa o tempo a gritar. Fala em tom normal, não se faz ouvir. Não falta às aulas, é candidato à medalha de papelão. Precisa faltar, anda ali a fazer turismo. Conversa com os outros professores, está a malhar nos alunos. Não conversa, não liga nenhuma. Dá muita matéria, não tem dó dos alunos. Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Brinca com a turma, tem a mania que é engraçado. Não brinca com a turma, é um chato. Chama à atenção, é um chato. Não chama à atenção, não se sabe impor. Faz provas longas, não dá tempo. Faz provas curtas, tira hipóteses aos alunos. Manda escrever muito, não explica. Explica muito, o caderno não tem nada. Fala correctamente, ninguém o entende. Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário. Exige, é rude. Elogia, é mole. O aluno é reprovado, fez-lhe perseguição.

O e-mail

Um homem trocou as ruas cheias de neve de Chicago por umas férias na ensolarada Flórida. A esposa viajava em negócios e estava a planear encontrá-lo lá no dia seguinte.
Ao chegar ao hotel resolveu mandar um e-mail para a sua mulher. Como não encontrou o papelinho em que tinha apontado o endereço do e-mail dela, tirou da memória o que se lembrava e torceu para que este estivesse
certo.
Infelizmente, enganou-se numa letra e a mensagem foi enviada a uma senhora, cujo marido havia falecido no dia anterior.
Quando ela foi verificar os seus e-mails, deu um grito de profundo horror e caíu morta no chão. Ao ouvir o grito, a família correu para o quarto e leu o seguinte no écran do monitor:

"Querida esposa, Acabei de chegar. Foi uma longa viagem. Apesar de só estar aqui há poucas horas, já estou a gostar muito. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para a tua chegada amanhã. Tenho a certeza
de que tu também vais gostar... Beijos do teu eterno e amoroso marido.

P.S.: Aqui está um calor infernal!!!"

(recebido por mail)


"Existem apenas duas coisas infinitas - o universo e a estupidez humana. E não tenho a certeza quanto ao universo." Einstein


segunda-feira, 22 de agosto de 2005

Biólogo não...


Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.
Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feed backs.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.

(Eliane Evanovich)

domingo, 21 de agosto de 2005

O mar é salgado porquê?

Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas do escoamento despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. Para se ter uma idéia, a água do mar é composta por 3,5% de sais, entre eles o cloreto de sódio, que é a mesma substância que compõe o sal de cozinha.

(in http://www.guiadoscuriosos.com.br)

sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Sou Professor, sou um privilegiado !

Levanto-me, de manhã, por volta das 06:30 para fazer uma viagem de 45 km até à minha escola. Gasto 6€ em gasolina e 2,40€ todos os 5 dias da semana só para ir trabalhar. Tenho aulas em 8 dos dez turnos (manhãs e tardes) da semana, o que significa que almoço na escola 3 vezes por semana, à média de 6€ por refeição. Por semana são 54 euros, mais ou menos 230 em cada mês. Há dias em que tenho uma aula às 08:30 e depois só volto a ter aulas às 10:30. Durante aquelas duas horas nada posso fazer senão olhar para o boneco, que a escola não tem condições para se poder trabalhar. Chego a casa por volta das 18:00, tão cansado como qualquer outro português depois de um dia de trabalho. Mas há dias em que chego mais tarde, porque tenho reuniões de grupo, de departamento, de conselho pedagógico, de coordenação do centro de recursos, com os pais, de directores de turma, do ensino especial, etc, etc, etc.
Sou contratado há 11 anos. Embora as empresas privadas sejam obrigadas, por lei, a inserir nos quadros de pessoal todos os funcionários com 3 anos de "casa", o Estado dá-me um valente pontapé nos fundilhos todos os dias 31 de Agosto de cada ano. Até 2000, nem subsídio de desemprego recebia; e os que recebi após essa data fui obrigado a devolver porque, segundo as finanças, os meus ganhos são "muito elevados" (sic). Todos os anos mudo de escola: quando me começo a habituar ao sítio onde estou, já estou de partida. Os meus alunos perguntam-me se serei professor deles no próximo ano: respondo-lhes que não sei, sequer, se serei professor novamente na vida. No dia em que efectivar, se for vivo quando lá chegar, terei de partir para a diáspora: migro para uns valentes 200 ou 300 km de distância, na esperança de conseguir uma escola ao pé de casa - a uns 45 km, como actualmente - quando já for velhinho.
Desde que comecei a leccionar já dei mais de 20 níveis diferentes, o que dá uma média de 2 níveis novos em cada ano. Já nem tenho espaço no escritório para tantos dossiers... A cada semana que passa dou 20 horas de aulas, distribuídas por 6 turmas e 150 alunos. Para cada hora de aulas preciso de pelo menos outra hora para as preparar. É que, como imaginarão, não vou às aulas sem saber o que vou lá fazer... Se mandar os meus 150 alunos fazer um trabalho de casa por semana e os corrigir em casa, precisarei de pelo menos 10 minutos para corrigir cada um: ou seja, corrijo 6 trabalhos por hora. Logo, numa semana passo 25 horas a corrigir trabalhos e/ou testes. Dando 20 horas de aulas por semana MAIS 20h para as preparar MAIS 25 para corrigir trabalhos, descubro que trabalho pelo menos 65 horas por semana, ainda que a Senhora Ministra me enfie pelos ouvidos que trabalhamos, nós, os privilegiados, apenas 35 h por semana.
Tenho rendimentos "obscenos". Como estou o índice 151, ou seja, em situação de pré-carreira, ganho (líquidos) €1000/mês, qualquer coisa como 250€/semana. Quem leu os posts anteriores já sabe que trabalho à volta de 65 horas por semana; isso significa que recebo do Estado qualquer coisa como 4 euros por hora. Não tenho empregada doméstica porque elas ganham mais do que isso a cada hora que passa. Os meus colegas que fizeram uma licenciatura noutra área qualquer, que são tão licenciados quanto eu, gabam-se de ganhar pelo menos o dobro do que eu ganho. Fico feliz por eles, mas não é com isso que encho a barriga. O meu automóvel tem 7 anos, é um Punto dos mais baratitos e não tenciono mudar tão cedo porque não tenho dinheiro para comprar outro. E mesmo que o tivesse, não sei se estarei empregado daqui a 3 meses. Sou, portanto, um privilegiado.
A minha esposa também é professora. Residimos, enquanto contratados, no Porto. O problema é que no meu grupo disciplinar só é possível efectivar se for para o alentejo durante dois anitos, depois para a serra da estrela, por fim braganla, vila real até chegarmos a Amarante, a apenas 50 km, altura em que me sentirei realizado: estarei perto de casa!!! Como não é possível irmos juntos nessa aventura, já conmbinamos: eu vou para o alentejo; depois vai ela, quando eu estiver em bragança; encontramo-nos a meio do país, no Entroncamento; dividimos os filhos a meias e, quando tivermos 50 anos (temos 30 e poucos nesta altura) voltaremos a ter vida conjugal. Só tenho algum receio de não me lembrar da cara dos meus filhos, se por acaso os encontrar em algum comboio intercidades...
Chego a esta conclusão: para quê dar o litro pelo ensino, se o ensino não me dá nada a mim ? Não sou um missionário! Sou um profissional de educação - e isso significa que também tenho barriga! Já me basta ter de aturar "colegas" que não me respeitam, criancinhas birrentas mal educadas pelos pais, Pais que nunca o deveriam ter sido pois não assumem as suas responsabilidades, edifícios degradados em que nem giz tenho para escrever no quadro, ... E AINDA ME DIZEM QUE NÃO PENSO NOS INTERESSES DOS ALUNOS QUANDO AFIRMO QUE VOU FAZER GREVE???

(in http://www.professorcontratado.pt.vu)

O que é ser Professor?

"O professor é o representante da sociedade, por ela encarregado de transmitir conhecimentos e valores que esta vem acumulando ao longo dos séculos e que no momento valoriza. Mas é também o co-construtor dessa mesma sociedade, ser pensante, crítico, interventor, co-responsável pela evolução da mesma e mobilizador de novos olhares perante as mutações em presença. O seu papel joga-se num presente, com passado e com futuro." Isabel Alarcão, 1998