sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Fotossíntese: Um processo muito "ensinado" e pouco apreendido

O Estudo…
A preocupação com a aprendizagem de conceitos científicos em sala de aula congrega a maioria dos professores e pesquisadores do ensino de ciências, independentemente da visão ou das crenças que tenham acerca de como essa aprendizagem ocorre. São aqui parcialmente apresentados os resultados obtidos de uma pesquisa situada nesse campo de preocupações. Os dados e análises deste trabalho configuraram uma monografia de conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

A Fotossíntese é o processo pelo qual os vegetais se nutrem e a respiração dos mesmos, ao igual que a dos animais, é aeróbica. Entretanto, a vivência pedagógica de uma das autoras demonstrou que os alunos, mesmo após repetidos anos de estudo desses conceitos em sala de aula, têm sérias dificuldades em aprende-los e distingui-los. Com base na proposta de conhecer os conceitos de alunos do ensino fundamental e médio, a respeito da Fotossíntese, optou-se pela realização de entrevistas.
O primeiro grupo de entrevistados foi de 16 alunos. Foram consideradas não só as questões relacionadas à Fotossíntese, como também as concernentes à respiração vegetal, já que frequentemente estes conceitos são confundidos pelos alunos.

Os Resultados…
A análise dos dados obtidos das entrevistas revelou que 37% dos alunos consideram que a nutrição animal difere da vegetal por ser a primeira heterótrofa, embora nenhum deles tenha usado esse termo para expressarem-se. Contudo, o termo Fotossíntese já aparece em algumas entrevistas. Dos 63% restantes, a maioria considera que a nutrição animal difere da vegetal por contar com um número maior de opções de alimentos. E, mesmo aqueles que consideram que a nutrição vegetal ocorre pela Fotossíntese, ressaltam a importância da variedade de alimentos como algo mais significativo.
Apenas 31% dos alunos entrevistados confirmam que a Fotossíntese tem função nutricional e que a respiração vegetal é aeróbica. Mas, esses mesmos alunos, confundem em alguns momentos os dois processos. Outros 31% reconhecem apenas a função da Fotossíntese, mas não identificam corretamente o tipo de respiração dos vegetais. Cerca de 13% dos alunos relacionam corretamente o tipo de respiração dos vegetais, no entanto, não reconhecem a Fotossíntese como parte da nutrição vegetal. Os restantes 25 % não reconhecem a função da Fotossíntese e tampouco a respiração vegetal como sendo aeróbica.
(Encontrado andando por aqui)

Por cá é parecido… andamos pelo “as plantas fazem fotossíntese e os animais respiração aeróbia”!!!

Sem comentários: