sexta-feira, 9 de março de 2007

Em Portugal 15% da energia consumida é renovável

Quinze por cento do total da energia consumida em Portugal é de origem renovável, um valor que é similar a muitos outros Estados membros, segundo um estudo da Comissão Europeia.
A produção de energia em Portugal aumentou 45% entre 1990 e 2004, mas o petróleo continua a ser a principal fonte primária utilizada (57%), seguindo-se as renováveis (15%) e os combustíveis sólidos e o gás, ambos representando 13%.
Em Portugal, uma das principais fontes primárias de energia é a água, o que faz com que, juntamente com a energia produzida a partir da biomassa, 15% do total da energia consumida seja de origem renovável.
Os países da União Europeia (UE) consomem 37,3% de petróleo e dos produtos petrolíferos, 23,9% de gás, 17,9 de fuelóleo, 14,6% da energia nuclear e apenas 6,3% das energias renováveis, de acordo com os dados europeus de 2004.
A França é o produtor mais importante de energia nuclear da União Europeia, que representa 85% da sua produção e 40% do seu consumo. No que concerne às energias renováveis, estas correspondem a 13% da produção e a 6% do consumo franceses. A produção energética espanhola também está bastante dependente da energia nuclear (50%), à semelhança do que acontece na Suécia (58%), o terceiro maior produtor de energia nuclear da EU.
Lusa

Sem comentários: