quinta-feira, 29 de março de 2007

Concurso de Professores ou "uma pessoa até fica parva com estas coisas!"

Para assegurar necessidades temporárias de serviço docente os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, na dependência do ministério da educação, podem celebrar contratos de trabalho a termo resolutivo com pessoal docente, ou seja, fazer a chamada Contratação de Escola.
Na selecção dos candidatos a cada horário disponível, os critérios a ter em conta são decididos pela própria escola. Aí é que a "coisa" dá que falar!!!
Ora numa voltinha de cusquice pelas ofertas de escola disponíveis neste momento é deparar com estes maravilhosos (e muito justos, diga-se de passagem!) critérios de selecção:
- Conhecimento do bom desempenho de funções docentes, pelo professor, em virtude de já ter estado colocado nesta escolas, por um período mínimo de 3 meses (como 1º critério);
- Possuir pelo menos 1095 dias de tempo de serviço nos cinco anos imediatamente anteriores ao ano lectivo em curso (1º critério);
- Experiência nesta Escola com bom desempenho no cumprimento de funções, assiduidade, relecionamento c/ Alunos e c/Encarregados de Educação;
- Tempo de serviço prestado nesta Escola no grupo de recrutamento (indicar n.º de anos/meses completos). Será tido em conta o relacionamento com os alunos e o empenho nas actividades da escola (1º critério). Tempo de serviço prestado nas disciplinas e anos de escolaridade que façam parte do horário a concurso para o grupo de recrutamento (indicar n.º de anos/meses completos)(2º critério);
- Tempo de serviço docente, em dias, prestado na disciplina de Biologia do 12 ano, nos anos lectivos 2004/05 e/ou 2005/06;
- Experiência de leccionação no Ensino Secundário (1º critério); Mínimo de dois anos a leccionar na área geográfica correspondente à DREL (2º critério);
- E até... Possuir carta de condução e viatura própria!
Só depois é que aparecem critérios como Graduação profissional, Tempo de serviço, etc... E mais nem li para não ficar com os nervos em franja... GRRRRRRR!!!
A meu ver, o mais justo seria o que encontrei em algumas (poucas...) ofertas:
"Critérios de prioridade enunciados nos artigos nº 13, 14º, 15º e 16º do Decreto-Lei nº 20/2006, de 31 de Janeiro"
Pelo menos é igual para todos os candidatos, em todas as escolas e evita as cunhas (ou tenta!).

in Allgarve... understands?!

(recebida por mail... mas tb já vi cá umas quantas parecidas ;)

quarta-feira, 28 de março de 2007

Energia solar ensaia passos firmes em Portugal

Temos a maior central fotovoltaica do mundo

A Comissão Europeia já fez este exercício. Desenhou sobre um mapa da Europa o potencial para a produção de electricidade a partir do sol. E, na imensidão do continente, uma pequena mancha, quase periférica, está assinalada com a cor mais carregada - a que indica onde seria mais barata a electricidade solar.
A benesse cabe a Portugal, mais precisamente ao polígono formado pelo Algarve e pela zona leste do Alentejo, onde o sol reina à vontade, para o bem e para o mal. E é aí que se inaugura hoje a maior central solar do mundo, pelo menos por ora. São 52 mil painéis fotovoltaicos, com uma potência total de 11 megawatts (MW), que transformarão a radiação solar em electricidade suficiente para suprir o consumo de oito mil pessoas. Construída em Serpa pelas empresas General Electric, PowerLight e Catavento, a central em breve terá companhia. Não muito longe dali, Moura irá receber uma unidade ainda maior, com 62 MW de potência. Outros projectos estão a materializar-se na região.
Portugal ainda está longe, porém, de aproveitar o seu potencial. O ingrediente básico é abundante no país. Em média, o Sol brilha 1600 horas por ano no Norte e até 3300 horas por dia no Sul, segundo dados do Instituto de Meteorologia.Tavira, um dos pontos mais ensolarados de Portugal, chega a ter 12 horas de Sol diárias em Agosto. Mesmo em Janeiro, em pleno Inverno, contam-se, em média, 5,5 horas sem nuvens por dia.
(Público)

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"Ai que coisa mai linda, já viste Arminda? Parece o mar... Tão lindo!" Arminda das Neves Correia tem 82 anos e acena que sim com a cabeça, "não haja dúvidas, é um trabalho bonito" que ali está, na terra que a viu nascer e que lhe há-de comer os ossos. As quatro mulheres estão rodeadas de placas de metal por todos os lados, em plena planície alentejana. É a primeira vez que botam os olhos, assim tão de perto, na maior central solar do mundo, que vai ser inaugurada hoje em Brinches, concelho de Serpa.
As quatro mulheres não sabem bem o que aquilo é - "diz que é para dar luz, não é verdade?" -, nem sabem bem se vai ser bom para a terra - "ruim não há-de ser, a senhora não acha?..." - mas para já gostam do que vêem precisamente nas terras onde já muito penaram: "Nasceu e caiu muito cabelo à gente neste sítio. Andámos aqui todas na monda, na ceifa... Quem diria que vinha a nascer aqui esta coisa? É uma maravilha."
Para já, em Brinches sobram as dúvidas. "Se houver fartura de energia sempre pode ser mais barata para a gente. É cá o meu entender", afirma, esperançoso, o senhor Luís. "O pior é se há fartura de energia e a gente paga o mesmo ou mais", responde Zé Jacinto. "Lá isso é verdade. Há sempre quem se governe bem e quem se governe mal..."
Maria Gertrudes Almada, 68 anos, não renega a central, que acha bonita, "ó lá se acho". Mas olha-a com respeito e prefere esperar para ver: "Dizem que aquilo vai fazer aqui mais calor... Ora, a gente já leva com 39º à sombra! Então é que a gente morre assados como as sardinhas! Ai mãe. Jesus!"

quinta-feira, 22 de março de 2007

História de Portugal ultra-condensada

Tudo começou com um tal Henriques que não se dava bem com a mãe e acabou por se vingar na pandilha de mauritanos que vivia do outro lado do Tejo. Para piorar ainda mais as coisas, decidiu casar com uma espanhola qualquer e não teve muito tempo para lhe desfrutar do salero porque a tipa apanhou uma camada de peste negra e morreu.
Pouco tempo depois, o fulano, que por acaso era rei, bateu também as botas e foi desta para melhor. Para a coisa não ficar completamente entregue à bicharada, apareceu um tal João que, ajudado por um amigo de longa data que era afoito para a porrada, conseguiu pôr os espanhóis a enformar pão e ainda arranjou uns trocos para comprar uns barcos ao filho que era dado aos desportos náuticos.
De tal maneira que decidiu pôr os barcos a render e inaugurou o primeiro cruzeiro marítimo entre Lisboa e o Japão com escalas no Funchal, Salvador, Luanda, Maputo, Ormuz, Calecute, Malaca, Timor e Macau. Quando a coisa deu para o torto, ficou nas lonas só com um pacote de pimenta para recordação e resolveu ir afogar as mágoas, provocando a malta de Alcácer-Quibir para uma cena de estalo.
Felizmente, tinha um primo, o Filipe, que não se importou de tomar conta do estaminé até chegar outro João que enriqueceu com o pilim que uma tia lhe mandava do Brasil e acabou por gastar tudo em conventos e aquedutos. Com conventos a mais e dinheiro menos, as coisas lá se iam aguentando até começar tudo a abanar numa manhã de Novembro.
Muita coisa se partiu. Mas sem gravidade porque, passado pouco tempo, já estava tudo arranjado outra vez, graças a um mânfio chamado Sebastião que tinha jeito para o bricolage e não era mau tipo apesar das perucas um bocado amaricadas.
Foi por essa altura que o Napoleão bateu à porta a perguntar se o Pedro podia vir brincar e o irmão mais novo, o Miguel, teve uma crise de ciúmes e tratou de armar confusão que só acabou quando levou um valente puxão de orelhas do mano que já ia a caminho do Brasil para tratar de uns negócios.
A malta começou a votar mas as coisas não melhoraram grande coisa e foi por isso que um Carlos anafado levou um tiro nos coiratos quando passeava de carroça pelo Terreiro do Paço. O pessoal assustou-se com o barulho e escondeu-se num buraco na Flandres onde continuaram a ouvir tiros mas apontados a eles e disparados por alemães.
Ao intervalo, já perdiam por muitos mas o desafio não chegou ao fim porque uma tipa vestida de branco apareceu a flutuar por cima de uma azinheira e três pastores deram primeiro em doidos, depois em mortos e mais tarde em beatos. Se não fosse por um velhote das Beiras, a confusão tinha continuado mas, felizmente, não continuou e Angola continuava a ser nossa mesmo que andassem para aí a espalhar boatos.
Comunistas dum camandro! Tanto insistiram que o velhote se mandou do cadeirão abaixo e houve rebaldaria tamanha que foi preciso pôr um chaimite e um molho cravos em cima do assunto.
Depois parece que houve um Mário qualquer que assinou um papel que nos pôs na Europa e ainda teve tempo para transformar uma lixeira numa exposição mundial e mamar duas secas da Grécia na final.
E o Cavaco?... O Cavaco foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo.
FIM!!!
(recebido por mail)

Dia Mundial da Água

Será que usa a água de modo sustentável?!
Que tal fazer um teste de auto-avaliação?!
Os resultados não foram muito "sustentáveis"?!

quarta-feira, 21 de março de 2007

Hoje é dia... cheio

Dia do Equinócio de Primavera
Dia Mundial do Sono
Dia Mundial da Infância

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Dia Mundial da Floresta/Árvore
Dia Mundial da Poesia

Dia Universal do Teatro
HAVE A NICE DAY ;)

terça-feira, 20 de março de 2007

Resultados

Testes corrigidos, Relatórios avaliados, Outros trabalhos ponderados.
Uma primeira olhadela às notas deste fim de período... e...
Resultados da imagem!
(No entanto, alunos felizes, contentes e nada preocupados
porque afinal vêm aí 2 semanas de férias... Grrrr!)

CSI à portuguesa

Afinal também temos ;)

As séries policiais, mais ou menos ficcionais, sempre despertaram a atenção do público. Mas a saga CSI tem não só atraído as pessoas, como também tem estimulado a curiosidade pela Medicina Legal. «Esta é uma das profissões preferidas do século XXI», revelou José Manuel Anes, ex-responsável do laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, esta segunda-feira, na FNAC do Chiado.
Se por vezes o que se passa nos filmes está bem longe da vida real, o que se passa na série - os procedimentos técnicos e científicos utilizados - são os mesmos que os laboratórios da especialidade usam, garante José Manuel. «Sob o ponto de vista técnico-científico não há grandes diferenças. A série é muito bem feita e resulta muito bem. Não há fantasia», acrescenta.
Contudo, existe uma diferença que para o investigador é fundamental e que se prende com o tempo real de resposta. Se no filme rapidamente se chega ao autor do crime, na vida real nem sempre é assim. «Há processos que demoram mais tempo a ser analisados do que outros. Na série dão um ar de facilidade e rapidez que não acontece na realidade». Mas esta não é a única diferença, e se no CSI o «inspector que faz a investigação criminal também analisa as provas no laboratório», esta situação raramente acontece nos laboratórios verdadeiros onde cada pessoa tem a sua função, e só trabalha especificamente numa coisa.
Em Portugal, o laboratório de Polícia Científica situa-se na cidade de Lisboa e é neste que se realizam todas as perícias a nível nacional no campo da biologia, da toxicologia, da físico-química, da balística, da documentoscopia e da criminalística.
Sobre os pormenores que existem na série e que não acontecem na vida real mas que são importantes, José Manuel realça que o problema português prende-se com a inexistência de bases de dados aprofundadas. «As bases de dados são extremamente importantes, e esta é a única diferença que se vê no CSI. Devíamos ter mais bases de dados».
(PortugalDiário)

sexta-feira, 16 de março de 2007

Coisas que só uma MÃE sabe ensinar...

A minha mãe ensinou-me o que é antecipação:
Espera só até o teu pai chegar a casa...

A minha mãe ensinou-me a dar valor ao trabalho dos outros:
Se vocês se querem matar, vão lá para fora porque eu acabei de limpar a sala!

A minha mãe ensinou-me a ter fé:
É melhor rezares para que esta mancha saia do tapete!

A minha mãe ensinou-me lógica e hierarquia:
...porque eu estou a mandar... e ponto final!

A minha mãe ensinou-me ironia:
Continua a chorar, que eu vou-te dar uma razão verdadeira para chorares!

A minha mãe ensinou-me sobre saber esperar:
Quando chegarmos a casa, já vais ver!

A minha mãe ensinou-me a enfrentar desafios:
Olha para mim e responde-me, quando eu te faço uma pergunta!

A minha mãe ensinou-me o que é a lógica:
Se caíres dessa árvore, vais partir o pescoço e já não vais aos anos da tua prima.

A minha mãe ensinou-me a ser adulto:
Se não comeres legumes, vais ficar baixinho para toda a vida.

A minha mãe ensinou-me o que é a genética:
És igualzinho ao traste do teu pai!

A minha mãe ensinou-me sobre as minhas raízes:
Pensas que nasceste numa família rica, é?

E, ensinou-me também o mais importante!
A minha mãe ensinou-me o que é a Justiça:
Um dia, terás filhos, e eu espero que eles sejam iguais a ti!
Depois, é que vais ver o que é bom!
(recebido por mail)

quinta-feira, 15 de março de 2007

Dia Mundial do Consumidor

CONSUMO SUSTENTÁVEL: O QUE É?
É saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as aspirações das gerações futuras.Isto é, adquirir o necessário para uma vida normal, minimizando o desperdício e a quantidade de resíduos produzida. Porque quanto menor for a nossa Pegada Ecológica, menor é o impacto negativo sobre o nosso planeta. E isto não exige um grande esforço da nossa parte, apenas mais atenção com a protecção do meio ambiente. Por outras palavras, é crucial para o bem comum não gastarmos mais do que o estritamente necessário no nosso dia-a-dia, por forma a minimizar os desperdícios e, consequentemente, a produção de resíduos (i.e., lixo). Se assim for, todos sentiremos os resultados positivos de um comportamento responsável, deixando às gerações futuras um património ecológico que podem e devem continuar a preservar.


www.consumosustentavel.com
www.deco.proteste.pt
www.lipor.pt

terça-feira, 13 de março de 2007

Em estreia: The BIOdaVersity Code

Alunos e Geologia

Geologia, do grego γη- (geo-, "a terra") e λογος (logos, "palavra", "razão"), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma.Serve-se de ferramentas fornecidas pela Química, Física e Matemática, entre outras, enquanto que a Biologia e a Antropologia servem-se da Geologia para dar suporte a muitos dos seus estudos. A Geologia relaciona-se directamente com muitas outras ciências, em especial com a Geografia, e Astronomia. O geólogo ajuda a localizar e a gerir os recursos naturais, como o petróleo e o carvão, assim como metais como o ferro, cobre e urânio, por exemplo.

Depois da Biologia iniciámos a Geologia... E eles nunca gostam nada, nada, nada... Porquê?!
:( :( :(

sexta-feira, 9 de março de 2007

A nossa estratégia

Mente Inteligente [7]: As folhas de papel

Tito aposta forte em que, se deixar cair ao mesmo tempo duas folhas de papel iguais da mesma altura, consegue que a folha que lhe indicarmos alcance o chão em primeiro lugar.
Como o consegue sem acrescentar nem tirar nada às folhas?

Em Portugal 15% da energia consumida é renovável

Quinze por cento do total da energia consumida em Portugal é de origem renovável, um valor que é similar a muitos outros Estados membros, segundo um estudo da Comissão Europeia.
A produção de energia em Portugal aumentou 45% entre 1990 e 2004, mas o petróleo continua a ser a principal fonte primária utilizada (57%), seguindo-se as renováveis (15%) e os combustíveis sólidos e o gás, ambos representando 13%.
Em Portugal, uma das principais fontes primárias de energia é a água, o que faz com que, juntamente com a energia produzida a partir da biomassa, 15% do total da energia consumida seja de origem renovável.
Os países da União Europeia (UE) consomem 37,3% de petróleo e dos produtos petrolíferos, 23,9% de gás, 17,9 de fuelóleo, 14,6% da energia nuclear e apenas 6,3% das energias renováveis, de acordo com os dados europeus de 2004.
A França é o produtor mais importante de energia nuclear da União Europeia, que representa 85% da sua produção e 40% do seu consumo. No que concerne às energias renováveis, estas correspondem a 13% da produção e a 6% do consumo franceses. A produção energética espanhola também está bastante dependente da energia nuclear (50%), à semelhança do que acontece na Suécia (58%), o terceiro maior produtor de energia nuclear da EU.
Lusa

quarta-feira, 7 de março de 2007

Incentivos

(clicar para ampliar)

Arquitectura da célula

Como no nosso corpo, todas as células possuem um esqueleto que lhes dá a forma, confere rigidez e protege o seu frágil meio interno. O citosqueleto é formado por longos filamentos proteicos que formam redes cuja arquitectura global e detalhe apenas podem ser revelados com imagens de microscopia de alta resolução. Investigadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) em colaboração com a Universidade do Colorado obtiveram a primeira visualização 3D de uma células eucariótica completa, numa resolução suficientemente alta para "resolver" a distribuição do citoesqueleto na levedura. A imagem deste organismo unicelular revela interessantes detalhes sobre a estrutura mais fina do citoesqueleto bem como das suas interacções com outras partes da célula.

"Para realmente entender a arquitectura do citoesqueleto é necessário observar toda a célula em três dimensões, mas ao mesmo tempo é preciso ter uma muito boa resolução para ser capaz de investigar os detalhes estruturais. É impossível obter uma imagem assim com os microscópios convencionais."

Os microtúbulos são um componente chave do citoesqueleto. Estes são estruturas dinâmicas construídas a partir do constante crescimento e colapso de filas de proteínas elementares chamadas tubulinas. Para aumentar a sua rigidez, os microtúbulos associam-se e interagem com proteínas estabilizadoras formando assim complexas redes, que são essenciais para muitos processos celulares como o crescimento polarizado. Pela primeira vez eles conseguiram observar directamente aquilo que estudos prévios na levedura apenas sugeriam. Nas alturas em que uma célula não se está a dividir, uma fibra de microtúbulos consiste de 4-5 filamentos individuais fisicamente conectados entre si por pontes provavelmente formadas por proteínas. Nas redes criadas através de estas ligações cruzadas a orientação dos microtúbulos é crucial. Os filamentos são estruturas polares e os seus extremos crescem e colapsam a velocidades diferentes. O estudo criou um mapa preciso indicador da localização de todos os extremos em formação e em colapso na célula.

A imagem também abriu caminho ao entendimento de outras importantes funções dos microtúbulos, revelando que o citoesqueleto determina o correcto posicionamento das mitocôndrias, os organelos produtores de energia da célula. "A nossa imagem 3D da levedura pode servir como um mapa de referência para os biologistas interessados na arquitectura da célula. É possível extrair informação de todas as estruturas e processos das células ou usa-la para posicionar eventos celulares no contexto espacial da célula."

A levedura é um dos organismos modelo mais utilizados na biologia. Apresenta muitas similaridades com os eucariotas superiores, incluindo organismos multicelulares. Muita desta informação pode ser aplicada aos mamíferos. Na célula nervosa dos mamíferos, por exemplo, as associações de microtúbulos são semelhantes às observadas na levedura e são essenciais na transmissão de sinal de célula para célula.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Miúdos

Os meus alunos não precisam de uma professora, precisam sim de uma educadora de infância!
Não há paciência para tanta "criancice" :(
Entre falta de atenção e total desinteresse reina a "palhaçada"!
Tou farta, cansada e muito desiludida...
De referir que é uma turma de 11.º ano!

sábado, 3 de março de 2007

Eclipse Total da Lua

O eclipse total terá início às 22h 44m e termina às 23h58m, sendo que o meio do eclipse ocorrerá às 23h21m. A Lua sairá então da sombra no dia 4 às 01h12m e da penumbra às 02h25m.

Se as nuvens não interferirem, a Lua cheia estará nessa noite bastante alta no céu, virada a Sul, em muito boas condições para se observar a olho nú a sua ocultação .
O eclipse resulta da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone. Mesmo no meio da fase de ocultação total, às 23h21, a Lua não irá desaparecer completamente devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela. Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, não visível na Europa. O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, entre as 03h23 e as 04h45.

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ECLIPSES: Um jogo cósmico

Para um cidadão menos atento, os céus parecem ser imutáveis, nada (ou pouco) variando ao longo dos meses. No entanto, os astros estão sempre em movimento, e por vezes este jogo celeste traduz-se por fenómenos de rara beleza. Durante séculos, os eclipses foram vistos como fenómenos assustadores, frutos de feitiçarias e demónios. No entanto, estes surpreendentes acontecimentos resultam simplesmente da dança de três astros: a Terra, o Sol e a Lua.

Um eclipse é produzido pela sombra que um astro faz sobre o outro. Assim, se a sombra da Terra incidir sobre a Lua esta deixa de se ver por ficar às escuras (diz-se eclipse da Lua), ou se a sombra da Lua incidir sobre a Terra, o Sol deixa de ser visto nos locais da Terra que estão à sombra (diz-se eclipse do Sol).

A única diferença entre estes dois eclipses está em que o eclipse da Lua é visível em todos os lugares da Terra onde é noite, enquanto que o eclipse do Sol apenas é visível nos lugares que momentaneamente ficam na sombra (da Lua). Como a sombra feita pela Lua sobre a Terra é muito menor que o tamanho da própria Terra, o eclipse é apenas visível nessa pequena área, que vai percorrendo o globo terrestre consoante este roda e a Lua progride na sua órbita.
in O Observatório, Vol. 9 N.º 7 (Nov 2003)

Demasiada água... gasta!

quinta-feira, 1 de março de 2007

Ano Polar Internacional

O biénio que decorre de Março de 2007 a Março de 2009 foi designado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Conselho Internacional para a Ciência, como o IV Ano Polar Internacional (API), situação que não se verificava há exactamente 50 anos. O evento visa promover o desenvolvimento da ciência nas regiões polares, mas também mostrar junto da sociedade a importância determinante que as regiões polares têm para a dinâmica e regulação climática do Planeta.
A Educação é um tema central no Ano Polar Internacional.
Mostrar o que se passa no Árctico e no Antárctico ao nível das mudanças no clima, na criosfera, nos ecossistemas, nos hábitos de vida dos povos polares, e as consequências que estas regiões têm para o resto da Terra, e mesmo para Portugal, é o objectivo de LATITUDE60! : o projecto educativo do Comité Português para o Ano Polar Internacional. Este projecto inclui um amplo conjunto de actividades onde podem participar todas as disciplinas, desde as ciências exactas, às ciências sociais, às línguas, artes e também ao desporto. O objectivo é explorar temas polares, ligando-os aos problemas da Terra e da sociedade, e sempre que possível, a questões relacionadas com a realidade nacional. Estas, podem passar por temáticas ambientais, pela história ou pela cultura.