sexta-feira, 27 de abril de 2007

Perth, Austrália - Janeiro de 2007

A 26 de Janeiro em Perth, na Austrália, uma multidão juntou-se numa praia local para testemunhar um espectáculo de fogo-de-artifício. Entretanto, uma trovoada começou a aparecer do lado direito. Mas o mais inesperado foi entre estas duas manifestações de luz aparecer uma terceira, o cometa McNaught, actualmente visível no hemisfério sul.
Um autêntico três-em-um que resultou nesta foto fantástica!
(clicar para ampliar)

domingo, 22 de abril de 2007

Hoje é dia de...



Neste
Dia Mundial da Terra (22 de Abril)
e já com um pézinho no
Dia Mundial do Livro (23 de Abril)




sexta-feira, 20 de abril de 2007

[Animais] Sabia que:

- A língua da girafa tem uma cor escura para que não se queime ao sol. É que ela come durante quase todo o dia;
- O Colibri é o mais pequeno pássaro do mundo, pesando cerca de 28 gramas, e que para se manter no ar, tem de bater as asas 200 vezes por segundo;
- Não há duas Zebras com riscas iguais.
- Os olhos das corujas estão fixos na cabeça, e por isso não os conseguem virar para lado nenhum. Para colmatar este “problema” elas conseguem virar a cabeça cerca de 270º (quase um circulo completo). Em comparação, o ser humano apenas consegue rodar uns meros 180º de ombro a ombro...
- A Barata é o mais rápido animal de 6 patas, cobrindo uma distância de 1 metro por segundo;
- Todos os Porco-Espinhos flutuam na água;
- O “quack” de um pato não produz eco;
- Qualquer cão é capaz de detectar a presença de uma gota de sangue em 5 litros de água;
- Por cada criança que nasce, também nascem 15 cães e 45 gatos.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Diagnóstico genético não deve ser usado para escolher características dos embriões

O Diagnóstico Genético Pré-Implantação (DGPI), um exame às características genéticas no embrião, é uma técnica que "não viola princípios éticos fundamentais" mas que não deve ser utilizado para escolher as características dos embriões, segundo um parecer hoje divulgado.
Este parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), hoje apresentado em Lisboa, pronuncia-se sobre uma técnica polémica, uma vez que tem a capacidade de, entre outras coisas, identificar o sexo do bebé que o embrião estudado der origem. Utilizado para identificar a existência de anomalias genéticas que são causa de doenças hereditárias e de malformações congénitas graves (hemofilia, "doença dos pezinhos") o DGPI é, para o Conselho, "uma técnica de investigação diagnóstica e, enquanto tal, a sua realização não viola princípios éticos fundamentais". O conselho considera contudo que a utilização desta técnica para a selecção de embriões em função de características físicas que não estão associadas a qualquer patologia, designadamente, para escolha ou melhoramento de características consideradas normais é eticamente inaceitável. (daqui)

terça-feira, 17 de abril de 2007

Curiosidade Histórica

A bitola dos caminhos-de-ferro (distância entre os 2 trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.

* Porque foi usado este número?
Porque era esta a bitola dos caminhos-de-ferro ingleses e, como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta foi a medida usada.
* E porque é que os ingleses usavam esta medida?
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças.
* E porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?
Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida. Como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta foi a medida usada.
* E por que tinham as estradas esta medida?
Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos.
* E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim?
Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo!
E Finalmente ...
O vaivém espacial americano, o Space Shuttle, utiliza 2 tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah. Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do império Romano, que tinham a largura do traseiro de 2 cavalos.

Conclusão:
O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do cu do cavalos romanos!!!
(recebido por mail)

Optimista ou Pessimista Ambiental?


Sr. Optimista: O ambiente está a melhorar e a saúde também. A nova legislação sobre qualidade do ar e da água, bem como dos resíduos, tornaram aqueles meios mais limpos, tendo atingido os menores valores de poluição dos últimos 20 anos. Reduzimos drasticamente alguns poluentes atmosféricos, tais como o SO2, o mercúrio e o chumbo. O rio Paiva voltou a ser um dos rios menos poluídos da Europa e os resíduos estão a ser recolhidos a 100% da população. Os cuidados de saúde primários têm apresentado uma tendência clara para o aumento. Tudo isto foi conseguido apesar da população ter aumentado, o rendimento das famílias aumentou e o Produto Nacional Bruto e o Índice da Euronext Lisbon (PSI-20) atingem valores nunca antes alcançados, no início do presente século XXI. As pessoas vivem mais, crescem mais fortes, gozam mais agora a sua reforma do que faziam antes.
Sr. Pessimista: Mas em que planeta vives tu? Aqui nesta terra que designamos por Portugal, alguns rios melhoraram a qualidade da sua água, mas as zonas costeiras foram completamente ignoradas. Houve menos praias com Bandeira Azul; a pesca diminuiu; os peixes e os sedimentos estão contaminados com poluentes herdados, como os PCBs, os PAHs e o mercúrio. Não se conseguirem identificar adequadamente as relações entre a poluição atmosférica e as doenças respiratórias; há cada vez mais crianças com asma; apareceram novas ameaças todos os anos – os perclorados (PFOS), produtos farmacêuticos e organismos resistentes aos antibióticos apenas para nomear alguns. Meu irracional: os problemas não diminuíram; a escala é que simplesmente passou da local para a regional e global. E o maior problema ambiental do nosso tempo não foi ainda olhado seriamente pelo governo e pelas autarquias: a emissão de gases com efeito de estufa e as alterações climáticas.
Sr. Pessimista: Gostaria de partilhar a tua visão cor-de-rosa. Mas não consigo sequer imaginar como poderemos ter água para 9 mil milhões de pessoas. Já estamos a apropriar-nos de cerca de metade da água doce do mundo para uso humano e a quantidade média de água disponível por pessoa tem diminuído rapidamente, devido ao crescimento das mega-cidades, desenvolvimento costeiro e alterações da distribuição da precipitação. Água de qualidade ainda não está acessível a mais de 1,1 mil milhões de pessoas e 2, 4 mil milhões não têm adequado saneamento. O que origina várias doenças, de que a malária e cólera são as mais importantes. Milhões de crianças morrem com doenças que poderiam ser prevenidas se as águas fossem tratadas. Tal como eu vejo a situação, tu estás completamente enganado.
(in Portal Ambiente & Saude)

segunda-feira, 2 de abril de 2007

O Barco do Amor

Ao ver o novo anúncio do SapoAdsl fiquei com saudades do "The Love Boat"!

A idade

Um professor de Matemática quis pregar uma partida aos seus alunos e disse-lhes:
- Meninos, aqui vai um problema:
"Um avião saiu de Amsterdão a uma velocidade de 800 km/h, à pressão de 1.004,5 milibares; a humidade relativa era de 66% e a temperatura 20,4 graus ºC. A tripulação era composta por 5 pessoas, a capacidade era de 45 assentos para passageiros, o wc estava ocupado e havia 5 hospedeiras de bordo (mas uma estava de folga)."
- A pergunta é... Quantos anos tenho eu ?
Os alunos ficam assombrados. O silêncio é total.
Então o Joãozinho, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de pronto:
- 44 anos, professor!
O professor, Muito surpreendido, olha para ele e diz:
- Caramba, tá certo. Eu tenho 44 anos. Mas como é que TU adivinhaste?
E o Joãozinho:
- Bem, eu deduzi porque eu tenho um primo que é meio parvo, e ele tem 22 anos...
(recebido por mail)