segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fluviário de Mora... ou "uma espécie de Oceanário de água doce"

O Fluviário de Mora vai receber esta semana o visitante cem mil apenas quatro meses depois da abertura ao público a 22 de Março. São 25 mil pessoas que, mensalmente, exploram este reino aquático para admirar a riqueza da flora e fauna alentejana e descobrir espécies exóticas ambientadas à natureza local.

O complexo do Fluviário revela um mundo de rios e pequenos lagos, habitat natural para peixes e mamíferos nacionais, num ecossistema mediterrânico de elevada diversidade. À flora e fauna portuguesa juntam-se também os ambientes dos lagos africanos e da bacia amazónica com inúmeras espécies exóticas em exposição. O casal de lontras Cristiano Ronaldo e Marisa completam a oferta sendo diariamente alvo de particular atenção por parte dos visitantes.

O Fluviário de Mora, localizado nas margens da Ribeira da Raia, é pioneiro na Europa e visa dar a conhecer a importância do meio aquático e das espécies autóctones, promovendo o respeito pelo mundo natural e a importância actual da água e dos recursos hídricos junto dos visitantes. (notícia daqui)

Cem mil visitantes e eu que vivo "aqui ao lado" ainda não fui lá "cuscar"...
Mas destas férias não passa ;)

Presos ao futuro?!

Convencemo-nos que a vida será melhor depois...
Depois de acabar os estudos,
Depois de arranjar trabalho,
Depois de casarmos,
Depois de termos um filho,
Depois de termos outro filho.
Então, sentimo-nos frustrados porque os nossos filhos ainda
não são suficientemente crescidos e julgamos que seremos mais
felizes quando crescerem e deixarem de ser crianças.
Depois, desesperamos porque são adolescentes, insuportáveis.
Pensamos: "Seremos mais felizes quando esta fase acabar!"
nosso companheiro ou companheira estiver realizado...
Quando tivermos um carro melhor...
Quando pudermos ir de férias...
Quando conseguirmos uma promoção...
Quando nos reformarmos...
A verdade é que…
NÃO HÁ MELHOR MOMENTO PARA SER FELIZ DO QUE AGORA!
Se não for agora, então quando será?
(autor desconhecido)
Segundo os investigadores, 12% dos nossos pensamentos diários são acerca do futuro, ou seja, em cada oito horas de pensamento, uma está relacionada com algo que ainda não aconteceu. A culpa desta "obsessão" pelo que está para vir é do nosso cérebro, mais concretamente do lobo frontal. Segundo estudos científicos, este lobo é a peça da máquina cerebral que permite a projecção no futuro. Não pensar no que nos irá acontecer é uma missão quase impossível, pois deixar de o fazer implicaria convencer o lobo frontal a ficar inactivo, ou seja, a não fazer aquilo para que foi concebido. Na verdade, não é preciso esforço para pensar no futuro, pois imagens mentais do que irá acontecer posteriormente bombardeiam constantemente o nosso pensamento. A maioria das pessoas assume que pensa mais no futuro do que no passado e no presente. O futuro traz frequentemente um embrulho colorido, pois o sucesso aparece frequentemente a ele associado. Nos sonhos conseguimos geralmente atingir o inatingível e mesmo os projectos mais ambiciosos parecem estar ao nosso alcance. Na verdade, pensar no futuro pode ser muito agradável, muito mais do que estar mergulhado no aqui e agora.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

E a "Dúvida" continua...



TPC de férias:
decidir por


Done

E enquanto a maioria ruma de férias ao sul,
eu rumo em sentido contrário...
Finalmente férias e já posso sair do ALLGARVE ;)

terça-feira, 24 de julho de 2007

[Alunos]: Pérolas do conhecimento científico

Pérola 1:
Ao ler um texto sobre as causas da ocorrência de movimentos em massa, nomeadamente as precipitações elevadas ocorridas no local, o aluno A. de 11.º ano perguntou o que eram "precipitações". Foi imediatamente esclarecido por um colega de turma: " - São as chuvas, dahh".
Algum tempo mais tarde e uns capítulos mais à frente falava-se da origem dos calcários por precipitação química. O aluno L. pergunta baixinho ao aluno A.: "- O que é que é precipitação química?". Resposta imediata de A.: "- É a chuva ácida!". (Professora morta de riso com a relação!)
Pérola 2:
"os calcários recifais formaram-se porque foram expelidos pelo vulcão durante a sua erupção violenta!" (ora aí está um fenómeno que gostava de ter visto!)
Pérola 3:
Ao fazer revisões sobre a fotossíntese dada no ano anterior, e vendo que os conhecimentos sobre o tema estava para lá de esquecidos...
Professora: "- Então vocês são capazes de realizar fotossíntese?". Silêncio pensativo do outro lado... até uma resposta afirmativa (?!). Depois de mais conversa na tentativa de avaliar o grau de conhecimentos ficou-se a saber que também as paredes da sala de aula realizavam fotossíntese porque tinham impregnadas umas coisinhas verdes (cloroplastos talvez?!)... (Sem comentários!)
Pérola 4:
Professora: "- Legende a figura # que representa a constituição básica de uma célula."
Aluno: "- Crosta, manto e núcleo." (Por sorte o núcleo estava no sítio certo! LOL!)

sexta-feira, 6 de julho de 2007

"Tudo aquilo que algum idiota te diz que é urgente,
é algo que um imbecil não fez em tempo útil
e querem que tu, o otário,
se desenrasque para fazer em tempo recorde!!!"

domingo, 1 de julho de 2007

Insinuações?!

Algarve, muito calor, jantar numa esplanada...
Depois de pedir uma coca-cola:
- Se a senhora quiser também temos light.
É impressão minha ou além de velha ainda me estava a chamar gorda?!