quinta-feira, 31 de julho de 2008

AMI e o Ambiente

Projecto de Recolha e Reciclagem de Óleos Alimentares Usados
.
Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer! Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A AMI lançou ao público um Projecto de Recolha e Reciclagem de Óleos Alimentares Usados que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.
Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada aqui. Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.
.
Mas porquê recolher e reciclar os Óleos Alimentares Usados?
.
Porque quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, estes óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR´s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.
Este novo projecto ambiental da AMI permitirá não só evitar a contaminação das águas residuais mas também transformar os óleos alimentares usados em biodiesel, fornecendo uma fonte energética ecológica e alternativa aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população.

Sem comentários: