sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Here I go again


E lá vou eu outra vez...
A "terra" é a mesma, a escola é que é diferente.
BOM ANO LECTIVO!!!
(ai, é já?!)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Das férias... [3]


Mosteiro de Alcobaça...
...e o magnífico "desconto-professor"!!!

O arco-íris no nosso prato

Existem frutas e hortícolas de todas as cores do arco-íris.
Os benefícios consoante a cor:

O vermelho ajuda a proteger o coração.
O roxo e o azul combatem o envelhecimento.
O laranja e o amarelo dão boa visão.
O branco ajuda a baixar os níveis de colesterol.
O verde mantém a pele jovem.

Vamos colorir o nosso prato e comer 6 a 10 porções de hortofrutícolas por dia!

(O arco-íris no seu prato - mais informações interessantes aqui)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Um telescópio que mudou a História

Há 400 anos, ao direcionar seu telescópio para os céus, o astrónomo italiano e professor de matemática na Universidade de Pádua Galileu Galilei (1564-1642), mudou o curso da Terra. Com as observações que daquela época, ele comprovou a tese de que a Terra gira em torno do Sol.

A descoberta não mudaria somente o entendimento humano do universo, entrando em perigosa rota de colisão com a Igreja Católica, como alteraria a própria história do pensamento. Em homenagem à invenção do telescópio e às descobertas de Galileu, 2009 é o Ano Internacional da Astronomia.
Galileu é considerado o grande elo do passado com a ciência moderna. Os gregos acreditavam que raciocinar era suficiente. Galileu mostrou que era preciso observar, raciocinar, concluir e comprovar. E até hoje essas são as bases do método científico.
Até a guinada dos telescópios de Galileu, acreditava-se que o Sol, os planetas e as estrelas giravam em torno da Terra, que, imóvel, seria o centro do universo. O clérigo polonês Copérnico já havia contestado essa visão geocêntrica do universo em 1543, mas não havia conseguido provar sua tese de um universo heliocêntrico. Pensava-se também, como Aristóteles e seus seguidores, que a Lua era perfeita, bem como os demais corpos celestes.
Ao se apropriar de um instrumento construído na Holanda e modificá-lo, tornando o telescópio até 32 vezes mais potente, Galileu conseguiu dar bases científicas para a tese heliocêntrica de Copérnico. Sol e a Lua não eram esferas perfeitas como se pensava antes. Como a Terra, na visão do astrônomo, o homem não seria o centro. E isso desagradou à Igreja. Galileu foi condenado pela Inquisição, por heresia, primeiro privadamente, em 1616, e depois, num julgamento público, em 1633. Para se salvar, teve que se retratar. (daqui)

As nossas crianças ficaram mais "entelegentes" [2]

O Primeiro-ministro recusa que a diminuição das reprovações no ensino básico e secundário se deva a um aumento do facilitismo e considera que a Educação está no bom caminho.
.
No bom caminho para ir onde?! Ao fundo...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Campanha de recolha de manuais usados para Cabo Verde

A quando da acção de Formação "Vulcanismo Activo: O Caso de Cabo Verde e Açores" que decorreu em Cabo Verde, a APPBG visitou a escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa em S. Filipe no Fogo. Aqui, os colegas cabo-verdianos referiram a grande carência de manuais escolares e solicitaram a colaboração oferecendo manuais usados. A APPBG meteu mãos à obra e está a lançar uma campanha de recolha de manuais escolares para todos os níveis de ensino, na área da Matemática, Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Física e Química e ainda manuais para o 1º Ciclo. Este manuais destinam-se à escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, Secundária de Cova Figueira e Secundária de Mosteiros. Todas elas no Fogo. A primeira escola encarregar-se-á de distribuir por escolas de outras ilhas caso existam manuais em quantidade razoável.

Não fique com os monos nos caixotes ou prateleira! Faça-os chegar à sede da APPBG, e eles serão encaminhados para Cabo Verde.


.
.
Apartado 3109
3001-401 Coimbra
Telefone / Fax: 239821884
e-mail: appbg@mail.pt