quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Fases do ensino em Portugal

1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor.
2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.
3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.
4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...
5ª fase: Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam matricular-se. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros como consultores privados do 1º Ministro, equiparados a Chefe de Gabinete, com direito a subsídio de almoço e de transporte.
Os professores excendentários após esta reforma do sector serão despedidos com justa causa, porque é imperioso reduzir o número de supranumerários, dada a despesa que constituem para o depauperado erário público.

(recebido por mail)

3 comentários:

olho_azul disse...

Há posts dificeis de comentar. Estão de tal maneira escritos que nem sabemos o que dizer. Este é um deles: a perfeita caracterização do nosso ensino ao longo dos anos. Depreendo que na 5º fase não será necessário nenhum professor e as escolas acabarão por fechar... Que triste sina a nossa!

NP66 disse...

Em Junho recebi este mesmo e-mail, mas acrescentei-lhe uma outra "fase":

«o aluno que se matricular e não obtiver sucesso educativo está livre de toda e qualquer responsabilidade, tal como a sua família, o Ministério da Educação e a sociedade em geral. O único culpado é o professor, como já se sabe e foi provado a priori, pelo que este será imediatamente despedido, podendo ser condenado a uma pena de prisão (e a sorte dele é que se tenha abolido a pena de morte)!»

Esta fase não deve tardar a estar completamente em vigor... :)

xana disse...

Hmmm... olhando bem para o que me saiu na rifa este ano, suponho que já estamos na 5ª fase! ;)

:)Sorrisos! E muita força para as terceiras rodinhas que devem estar por aí a rebentar!!!!:)