quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Os Equívocos da função Ensinar

1.º equívoco: Não é necessário saber-se um determinado conteúdo para se poder ensiná-lo ou, então, desde que se saiba um determinado conteúdo sabe-se ensiná-lo.
O que é verdadeiro é que, para se saber ensinar bem um determinado conteúdo, em primeiro lugar, é preciso sabê-lo bem. É uma condição necessária mas não suficiente. Por outro lado, o que é realmente específico da nossa profissão é o saber ensinar. (...)

2.º equívoco: Ensinar é fazer que alguém aprenda.
Ensinar é fornecer ao outro meios para ele aprender. Um bom professor é aquele que consegue proporcionar aos seus alunos os meios mais adequados para que eles possam aprender. Logicamente que, se se ensinar algo numa turma e ninguém aprender, é porque o ensino foi tão mau que, se calhar nem se pode chamar ensino! (...)

3.º equívoco: As nossas Escolas dão igualdade de oportunidades aos alunos.
Não dão. Existem, nos diversos lares dos alunos, as mesmas condições de ajuda, de recursos, de disponibilidade para realizar as tarefas marcadas para casa? O nosso sitema de ensino oferece alternativas aos alunos que não gostam do saber académico, mas que têm elevadas capacidades para determinadas áreas do saber-fazer? (...)

(Isabel Cunha in Boletim da APPBG)

1 comentário:

Alda Serras disse...

Há um provérbio chinês que diz qualquer coisa como: em vez de me dares um peixe, ensina-me a pescar.