domingo, 29 de outubro de 2006

Emigrar à procura de emprego

Geologia leva jovens licenciados portugueses a emigrar para a Mongólia

A falta de ofertas de emprego em Portugal levou 4 quatro jovens geólogos nacionais a emigrar para a Mongólia, onde trabalham para uma empresa de exploração de carvão no deserto de Gobi, precisamente "no meio de nada". Um dos membros do grupo, disse que tudo começou há pouco mais de um ano, quando, concluída a licenciatura, procurava em vão um trabalho de geologia em Portugal. Sem encontrar oportunidades de emprego soube então, através de ex-colegas do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da oferta de trabalho na Mongólia.
"Decidi concorrer e fui aceite, mesmo sem experiência em exploração geológica", afirmou. O trabalho envolve uma equipa de 70 pessoas - entre geólogos, geofísicos, perfuradores e pessoal de apoio -, que trabalham e vivem no deserto, um campo composto unicamente por "gers", as habitações tradicionais mongóis, durante períodos de seis semanas intervalados por duas semanas de férias, geralmente gozadas em casa, em Portugal, referiu. "O trabalho é duro, uma vez que envolve turnos de entre 12 e 14 horas, sem dias de descanso". Além disso, "a língua é das mais difíceis que conheço e o tempo é de extremos, com calor no Verão e temperaturas até 30 graus negativos no Inverno".
Porém, tendo em conta o local, as condições de trabalho são boas: "Temos Internet, computadores, um 'ger' para ver televisão e DVDs, e as casas de banho, também em 'gers' são bastante aceitáveis". O trabalho resume-se a um projecto de exploração de carvão e vai desde o reconhecimento à cartografia, passando pela perfuração, até à modelação de recursos e aos estudos geotécnicos que precederão a abertura de uma mina. (daqui)
Por este andar não sei se não temos de fazer o mesmo...
BOA SEMANA!

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

O brinde

No saco das uvas acabadinhas de apanhar no quintal do meu tio Zé
vinha um pequeno brinde que começou a saltitar no meu lava-loiças...
Ó pra ele tão pequenininho ;)

Rapto da Ministra da Educação

Precisamos da sua ajuda!!!
Um Comando Guerrilheiro raptou a "Senhora" Ministra da Educação: Maria de Lurdes Rodrigues. Este comando pede 1.000.000,00 de Euros pela sua libertação. Se isto não for cumprido em 24 horas, vão banhá-la com combustível e queimá-la viva.
Estamos a organizar uma colecta e necessitamos da sua ajuda !!!!!!
Veja o que conseguimos até agora:
-580 litros de Gasolina Aditivada
-320 litros de gasolina Premium
-125 litros de diesel
-175 de gasolina convencional
-38 caixas de fósforos e...
-21 isqueiros

Não mandem álcool, pois o mesmo pode ser consumido pela raptada.
Aceitam-se também botijas de gás.
Por favor, ajude.
PORTUGAL E A EDUCAÇÃO PRECISA DE SI !!!


(recebido por mail)

domingo, 22 de outubro de 2006

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Mente Inteligente [3]: O barco

(... como não há 2 sem 3...)
Um pequeno barco está parado no mar e na sua popa há uma escada de corda com vários degraus, 4 dos quais estão mergulhados na água. Sabendo que a distância entre cada degrau é de 16,8 cm e que a maré sobe à razão de 10,3 cm por hora, quantos degraus ficarão submersos ao fim de 3 horas?

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

(Pa)Ciência em festa

Finalmente COLOCADA!!!

Os cientistas vão à escola!

O site Ciência Hoje disponibiliza um formulário a preencher por professores que queiram convidar cientistas para fazer acções de divulgação científica nas escolas. A lista de pedidos fica disponível para que os cientistas interessados estabeleçam contacto com as instituições de ensino.

Mundo precisa de 18 milhões de novos professores

Uma declaração divulgada por ocasião do dia mundial do professor revela que o mundo precisa de 18 milhões de novos professores até 2015 para um ensino de qualidade para todas as crianças. A Unesco calcula que existam no mundo quase cem milhões de crianças fora da escola. E quase um quinto dos adultos do mundo ainda não sabem ler nem escrever. "É essencial apoiar os professores e reforçar sua determinação e sua motivação tentando fazer com que eles tenham condições de trabalho decentes e uma remuneração adequada", diz o texto. Os países da África subsaariana terão de aumentar em 68% o número de professores nos próximos 10 anos para escolarizar todas as crianças. A falta de professores também afectará o países da América do Norte e da Europa Ocidental, onde deverá ser contratado um total de 1,2 milhão de professores. (daqui)

Inteligência Socrática

Numa reunião com o presidente da Suiça, o Primeiro Ministro português apresentou-lhe os seus ministros: -Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro dos Negócios Estrangeiros, este é o Ministro da Educação, este é o Ministro da Justiça, este é o Ministro das Finanças ...
Chegou a vez do Presidente da Suiça : -Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro dos Desportos, este é o da Educação, este o da Marinha ...
Nessa altura o nosso Primeiro Ministro começa a rir:- Ha! Ha! Ha!.... Para que é que vocês têm um Ministro da Marinha, se o vosso país não tem mar?
O Presidente da Suiça faz um ar digno e responde: -Nao seja inconveniente. Quando você apresentou os seus Ministros da Educação, da Justiça e da Saúde, eu também não me ri...

(descaradamente "roubado" do blog O Cartel)

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

“Ser professor…”

Ser professor é ser artista, malabarista
Pintor, escultor, doutor
Musicólogo, psicólogo
É ser mãe, pai, irmã e avó
É ser palhaço, estilhaço
É ser ciência, paciência
É ser informação, é ser acção
É ser bússola, é ser farol
É ser luz, é ser sol
Incompreendido? …Muito!

Defendido? … Nunca!
O seu filho passou?
Claro, é um génio!
Não passou? O professor não ensinou!
Ser professor…

É um vício ou vocação?
É outra coisa.
É ter nas mãos o mundo do amanhã
(autor desconhecido)


Feliz Dia do Professor ;)

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Cidadãos do Mundo

O cariz internacionalista do povo português é inegável! Vejamos:
- Quando um português tem um grande problema pela frente costuma dizer... vejo-me grego;
- Se uma coisa é extremamente difícil de compreender, ele afirma que... isso é chinês;
- Quem trabalha de manhã à noite diz que... é um mouro de trabalho;
- Uma invenção moderna e com tecnologia avançada...é uma americanice;
- Quem mexe em alguma coisa que não queira que mexa... é como o espanhol;
- Quem vive com luxo e ostentação... vive à grande e à francesa;
- Se se faz algo para causar boa impressão aos outros... é só para inglês ver;
- Se tentas "regatear" o preço de alguma coisa... és pior que os marroquinos;
- Mas quando alguém faz m**** ou alguma coisa corre mal... é à PORTUGUESA!!!!

(recebido por mail)

Noé: Se fosse hoje...


segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Mente Inteligente [2]: As meias

Certa noite, o Paulo resolveu ir ao cinema mas descobriu que não tinha meias limpas para calçar. Foi ao quarto do pai que estava escuro, sabendo ele que existiam na gaveta, completamente misturadas, 10 pares de meias brancas e 10 pares de meias pretas. Quantas meias, no mínimo, teve o Paulo que retirar da gaveta para estar certo que possuía um par igual?

(A pedido da "mente inteligente" dos Universos Paralelos: aqui vai e toca a adivinhar!!!)