quinta-feira, 1 de março de 2007

Ano Polar Internacional

O biénio que decorre de Março de 2007 a Março de 2009 foi designado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Conselho Internacional para a Ciência, como o IV Ano Polar Internacional (API), situação que não se verificava há exactamente 50 anos. O evento visa promover o desenvolvimento da ciência nas regiões polares, mas também mostrar junto da sociedade a importância determinante que as regiões polares têm para a dinâmica e regulação climática do Planeta.
A Educação é um tema central no Ano Polar Internacional.
Mostrar o que se passa no Árctico e no Antárctico ao nível das mudanças no clima, na criosfera, nos ecossistemas, nos hábitos de vida dos povos polares, e as consequências que estas regiões têm para o resto da Terra, e mesmo para Portugal, é o objectivo de LATITUDE60! : o projecto educativo do Comité Português para o Ano Polar Internacional. Este projecto inclui um amplo conjunto de actividades onde podem participar todas as disciplinas, desde as ciências exactas, às ciências sociais, às línguas, artes e também ao desporto. O objectivo é explorar temas polares, ligando-os aos problemas da Terra e da sociedade, e sempre que possível, a questões relacionadas com a realidade nacional. Estas, podem passar por temáticas ambientais, pela história ou pela cultura.

2 comentários:

Stôra disse...

Grande projecto! Já tive conhecimento - a informação chegou lá à escola há 2 semanas :)
*Beijinhos*

A Professorinha disse...

Infelizmente tudo o que tenho visto ultimamente é o gelo dos glaciares a dereter por causa da acção do homem :( Quanto tempo até nos darmos conta que temos que mudar as nossas atitudes?