segunda-feira, 13 de agosto de 2007

[Iniciativas]: Reutilização de manuais escolares usados

É possível comprar livros escolares 75% mais baratos. Mas, desengane-se, não se trata aqui de nenhuma iniciativa governamental, nem tão pouco de um qualquer acto promocional das editoras. A acção surgiu pela determinação de um jovem de 16 anos, de Santa Maria da Feira, cansado de gastar dinheiro.
Patric Figueiredo não gostou de ver a mãe desembolsar centenas de euros na compra dos manuais escolares. E decidiu recolher livros usados para posterior revenda. Hoje, garante que o projecto pode ser implementado à escala nacional se houver vontade para não "alinhar" no que designa de "fortes lóbis das editoras". Com uma mais-valia quem disponibiliza os manuais usados é ressarcido de parte do seu valor.
A ideia surgiu há cerca de dois anos, mas só no início deste Verão pôde começar a concretizá-la. Antes disso, Patric mergulhou nos compêndios da informática e trocou saberes com os amigos da escola, que lhe permitiram elaborar um sítio na Internet (
www.exacto.com.pt) que fosse a "montra" da iniciativa.
O projecto
Exacto.com.pt consiste na recolha de manuais usados junto de escolas, evitando que acabem esquecidos numa qualquer arrecadação ou mesmo no lixo. Os livros são depois colocados à venda na Internet, com preço 75% inferior ao original. Se a venda for efectuada, quem ofereceu o manual recebe parte da quantia cobrada. Quanto a livros oferecidos que não são adoptados pelas escolas, seguem para instituições de solidariedade, que os encaminharão para a África de língua portuguesa. (Notícia JN)

*****

Outros projectos interessantes: Livro Usado ; Dar de Volta ; Livros para Moçambique

2 comentários:

Stôra disse...

Uma bela iniciativa! :)
*Beijinhos*

Alda Serras disse...

Vi hoje o Patric na televisão e achei a iniciativa tão meritória que também fiz um post sobre ela. Só depois reparei que falámos da mesma coisa. ;)