(Pa)Ciência
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Homo Habilis e Homo Erectus conviveram juntos em África: levantadas novas questões sobre a evolução humana
Parece que afinal o Homo Habilis e o Homo Erectus conviveram juntos em África e assim sendo esta descoberta contraria as teorias actuais provando que as duas espécies de hominídeos não se sucederam na escala da evolução, mas conviveram lado-a-lado durante muito tempo, provavelmente um milhão de anos, na bacia do Turkana.
A prova obtida sobre a coexistência entre o Homo Erectus e Homo Habilis torna doravante "pouco provável" que o primeiro tenha evoluído a partir do segundo. Os investigadores acreditam que as duas espécies devem ter começado a desenvolver-se a partir de um antepassado comum que poderá ter existido há dois ou três milhões de anos, período pobre em fósseis imputáveis ao tipo Homo.
Os dois hominídeos permaneceram sempre espécies separadas, o que significa que ocuparam cada um o seu próprio nicho ecológico, evitando uma concorrência directa entre si. Os dentes e os maxilares menos potentes do Homo Erectus correspondem a um regime alimentar que inclui mais carne, gorduras animais e outros alimentos mais tenros, contrariamente ao Homo Habilis, adaptado a uma alimentação mais dura, de origem vegetal (nozes, tubérculos...).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário