sexta-feira, 30 de setembro de 2005
Who were you in your last life?
I don't know how you feel about it, but you were male (pelo menos variei...) in your last earthly incarnation.
You were born somewhere in the territory of modern Bulgaria (tenho de lá ir relembrar os velhos tempos) around the year 1575.
Your profession was that of a teacher, mathematician or geologist. (a primeira manteve-se, a segunda nem pensar, a terceira não me importava)
Your brief psychological profile in your past life:
Inquisitive (continua), inventive (nem por isso), you liked to get to the very bottom of things and to rummage in books (sim, às vezes). Talent for drama, natural born actor. (ahahahaha nadinha mesmo)
The lesson that your last past life brought to your present incarnation:
Your lesson is to learn discretion and moderation and then to teach others to do the same. Your life will be happier if you help those who lack reasoning. (vou tentar!)
Do you remember now? (Lembrar, não lembro... mas ok, algumas coisas parecem-me familiares!)
E tu, quem eras na tua vida passada???
http://www.thebigview.com/pastlife/
(Informações Úteis)
terça-feira, 27 de setembro de 2005
Dito...
o erro de um engenheiro pode tirar várias vidas;
o erro de um biólogo pode extinguir uma espécie..."
(Rubens Pazza)
distribuiu as cartas sobre a mesa, profetizou:
- Vejo uma rapariga loira, bonita e muito inteligente, querendo
saber tudinho sobre você...
- Croac! Croac! Quando e onde é que eu vou conhecer essa beldade???
- No próximo semestre, na aula de Biologia!!!
segunda-feira, 26 de setembro de 2005
Hoje é dia de...
Celebrar a diversidade linguística, o plurilinguismo, a aprendizagem ao longo da vida
E por falar em línguas... lembrei-me desta, ou mais propriamente destes :) :) :)
Your awful bright, your awful smart
I must admit you broke my heart
The awful truth is really sad
I must admit I was awful bad
While lovers laughed and music plays
I stumbled by and I hide my pain
The lamps are lit the moon is gone
I think I've crossed the Rubicon
Ahh ahh ahh
Walked the streets of love
And they're full of tears
Ahh ahh ahh
Walked the streets of love
And they are full of tears
While music pumps from passing cars
A couple watched me from above
A band just played the wedding march
and the cornerstore mends broken hearts
The woman ends if for her debts
It's free of charge just one more chance
Ahh ahh ahh
Walked the streets of love
And they are full of tears
Ahh ahh ahh
Walked the streets of love
For a thousand years
You had the moves, you had the cards
I must admit you were awful smart
The awful truth is awful sad
I must admit I was awful bad
Ahh ahh ahh
I walked the streets of love
For a thousand years
Walked the streets of love
And they're drenched in tears
Sabes o que andas a beber?!
A DECO detectou níveis elevados de radioactividade nas marcas de água Pedras Salgadas e Vidago. Num estudo realizado a 49 amostras de água da rede pública e engarrafada, a DECO detectou ainda «indicadores preocupantes» em sete localidades de Portugal: Areosa (Viana do Castelo), Roussas (Melgaço), Seixo Amarelo (Guarda), Porto, Vila Nova de Tazem (Gouveia), Penedono e Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão).
Vários estudos têm demonstrado que a exposição à radioactividade de diversas origens pode causar, por exemplo, problemas no funcionamento da tiróide e dos rins, diminuição da capacidade reprodutiva e das defesas do organismo.
A Teste Saúde recomenda aos consumidores que procurarem conhecer o nível de radioactividade da água que consomem junto das câmaras, juntas de freguesia ou entidades gestoras.
domingo, 25 de setembro de 2005
Hoje é dia de...
sábado, 24 de setembro de 2005
Gente Inteligente Protege o Ambiente
Edmund Burke
Pequenas coisas que podemos fazer para salvar o planeta
quinta-feira, 22 de setembro de 2005
segunda-feira, 19 de setembro de 2005
domingo, 18 de setembro de 2005
O DNA e as grandes tragédias
No entanto, existem alguns problemas: "o clima pôs em causa os esforços de conservação dos corpos. Cadáveres que, em muitos casos, tinham passado quatro a cinco dias em águas mornas e muito salgadas. Devido à decomposição dos tecidos, foi difícil retirar amostras que tivessem qualidade suficiente para a análise genética. Outro problema os corpos à espera de serem analisados foram empilhados, o que, levantou problemas de contaminação por células e fluídos entre eles. Nalguns casos, nem sequer foi possível encontrar amostras de ADN das vítimas antes da sua morte. Quando foram conhecidos os nomes dos turistas europeus desaparecidos, a polícia científica dos países de origem examinaram as casas - para encontrar roupa usada ou escovas de dentes - em busca de material genético e alguns registos biológicos obtidos para fins médicos foram também utilizados."
"O tsunami foi assim uma lição para os especialistas forenses que esperam ver nascer no seio das sociedades científicas internacionais novos protocolos de actuação. (...) é preciso optimizar os métodos actuais de análise genética, para aplicação a amostras degradadas, aquelas que, numa situação de tragédia, são mais prováveis."
"O trabalho de identificação das vítimas foi essencialmente feito com recurso ao ADN. Apenas em cerca de um terço dos desaparecidos os métodos tradicionais tiveram sucesso. A análise genética acabou por identificar mais de 1100 pessoas."
sábado, 17 de setembro de 2005
Pegada Ecológica
Calcula a tua Pegada Ecológica. Este Teste faz uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz.
ATENÇÃO! O RESULTADO DESTE QUESTIONÁRIO PODERÁ SURPREENDÊ-L@. CERTAMENTE VAI DAR-LHE QUE PENSAR.
Mundialmente, existem 1.8 HECTARES GLOBAIS DE ÁREA BIOLOGICAMENTE PRODUTIVA POR PESSOA.
SE TODOS TIVÉSSEMOS UMA PEGADA ECOLÓGICA SEMELHANTE À SUA, IRÍAMOS PRECISAR DE 2.2 PLANETAS TERRA.
sexta-feira, 16 de setembro de 2005
Hoje é dia de...
Dia 16 de Setembro
"Salva o Nosso Céu. Protege a Camada do Ozono"
A camada de ozono sobre a Terra é um escudo de protecção vital. A sua função mais importante para nós é a de filtrar os raios ultravioleta (UV) da luz do Sol, que são nocivos aos seres humanos, animais, plantas e microorganismos. Por outro lado, o ozono ao nível do solo é perigoso para a nossa saúde.
O que causa a redução do ozono; quais os efeitos da redução do ozono e do ozono ao nível do solo; algumas soluções desenvolvidas pela União Europeia; e ainda aquilo que VOCÊ pode fazer para ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades e combater a mudança climática
aqui
Ar: O Sopro da Vida
À Espreita
De "Raízes da Vida", National Geographic, Setembro 2005
quinta-feira, 15 de setembro de 2005
quarta-feira, 14 de setembro de 2005
Revolta surda
Os docentes estão descontentes com o aumento da idade de reforma, o congelamento temporário da progressão nas carreiras e a reorganização do horário, que os obriga a passar mais tempo nas escolas. "Quem conhece o ambiente das escolas sabe que há um clima de revolta surda instalada e os professores esperam que as medidas sejam revogadas", referiu Jorge Pires.
"Não é possível o Ministério da Educação estar contra os professores e pedir-lhes que tenham um papel decisivo no processo educativo", sublinhou o responsável comunista.
Sobre as mudanças introduzidas no novo ano lectivo, o PCP criticou a previsível "privatização" do ensino do Inglês no 3º e 4º anos do primeiro ciclo. "Há muito que defendemos o ensino de uma língua estrangeira no primeiro ciclo, mas todo o processo tem que ser conduzido pelo ministério e não ser entregue a privados", alertou Jorge Pires.
No entender dos comunistas, quem fica a ganhar com a introdução da disciplina no primeiro ciclo são institutos privados de línguas, "quando há professores de Inglês desempregados". "O Governo deveria assumir as suas responsabilidades quanto ao financiamento das escolas do ensino básico, que deve ser suficiente para todas as actividades curriculares e extracurriculares", diz o PCP.
A alteração do modelo de concurso de colocação de professores também preocupa o PCP, que criticou o primeiro-ministro, José Sócrates, por ter anunciado as mudanças "com pompa e circunstância" e não ter mostrado ainda disponibilidade para negociar.
Jorge Pires considera positiva a estabilização dos docentes nas escolas através de concursos plurianuais, mas alertou que há outros problemas a resolver, como a situação dos professores deslocados e o actual sistema de quadros de escola. "Se estes problemas não forem resolvidos está-se a criar a instabilidade dentro da instabilidade dos professores que agora é de um ano lectivo e passará a ser de três ou quatro", disse.
terça-feira, 13 de setembro de 2005
O Inferno em Casa
A propósito do furacão Katrina...
" Fizeram os americanos tantos filmes de catástrofes com final feliz para estarem agora a viver isto. Há quatro anos, o horror cobarde das Torres Gémeas deixou claro que o país mais rico e moderno também tem as suas fragilidades e que não tem, afinal, uma capacidade mágica de encaixar contrariedades e responder à altura. Mas o 11 de Setembro foi um acto terrorista. inesperado por natureza. Serve este pequeno consolo para explicar tanta incapacidade de dar rapidamente a volta. Já o furacão Katrina é outra histórias, mais preocupante. Porque se há desgraças com data e hora marcada são os furacões. Movem-se lentamente, anunciam-se com estrondo. Os Estados Unidos sabiam perfeitamente onde e quando iria o Katrina atacar. Pensou pois o mundo que veríamos umas quantas imagens de fúria do monstro, imediatamente seguidas de uma impacável e rápida organização salva-vidas. Como nos filmes, portanto. mas as horas passavam e o que chegava ao mundo eram imagens de apocalipse, daquelas que vimos no Tsunami, no Iraque bombardeado, na Nagasaki desnorteada. Gente em cima de telhados, pedidos de socorro, cadáveres a boiar, fugas em massa, nenhuma sítio para onde ir, helicópteros pelo ar, fogo, tiros, assaltos, saques, agressões, violações. É absolutamente inacreditável. E um rombo de fundo na mais potente arma americana: a bazófia. Cai violentamente por terra a ideia de que se trata de um país praticamente intocável, muralhado na tecnologia e na preparação sem igual das tropas, bombeiros, polícias, cidadãos. Afinal, não. As imagens são de Nova Orleães, mas é todo um país que o mundo vê de mãos na cabeça, à deriva. As imagens que vamos recebendo são impressionantes. E muitas mais hão-de chegar. Como chegam as imagens do sorriso nervoso de Bush, que agiu com a fulminante rapidez de uma tartaruga coxa, o tal presidente que os americanos lá quiseram mais 4 anos. O presidente que (nota-se demasiado bem) não faz a mínima ideia do que deve fazer. E não deixa de ser tristemente irónico que o Protector do Mundo mande dizer à Europa que agradece qualquer ajuda, desde dinheiro a bens ou petróleo. E assalta-me a questão: nós pensávamos que podíamos dormir descansados porque tinhamos lá fora um cão bravo a guardar o quintal. Agora, ele aparece-nos a ganir à porta do quarto. Ai a nossa vida."
Foi o país e o mundo, até amanhã...
domingo, 11 de setembro de 2005
sábado, 10 de setembro de 2005
Your Career Type: Investigative |
You are precise, scientific, and intellectual. Your talents lie in understanding and solving math and science problems. You would make an excellent: Architect - Biologist - Chemist Dentist - Electrical Technician - Mathematician Medical Technician - Meteorologist - Pharmacist Physician - Surveyor - Veterinarian The worst career options for your are enterprising careers, like lawyer or real estate agent. |
Bom, não falhou redondamente... :)
As cores
Napoleão Bonaparte, durante as suas batalhas usava sempre uma camisa de cor vermelha.
Para ele era importante porque, se fosse ferido, na sua camisa vermelha não se notaria o sangue e os seus soldados não se preocupariam e também não deixariam de lutar.
Toda uma prova de honra e valor.
Duzentos anos mais tarde, Sócrates usa sempre calças castanhas...
(no fórum de professores do Educare)
quinta-feira, 8 de setembro de 2005
sábado, 3 de setembro de 2005
Concurso de colocação de professores válido por três ou quatro anos
No próximo ano lectivo o concurso de colocação de docentes nas escolas portuguesas "será válido por um período de três ou quatro anos, conforme a duração do ciclo de ensino", de modo a evitar a "instabilidade permanente provocada pelos professores em trânsito, saltando de escola para escola", afirmou José Sócrates."
02.09.2005 in PUBLICO.PT