sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Plutão foi "despromovido"

A IAU (União Astronómica Internacional) decidiu retirar a Plutão o seu estatuto de planeta: o Sistema Solar conta agora com apenas 8 planetas "oficiais".

E passam a existir 3 grupos de planetas:
1.º Grupo - com os 8 planetas clássicos, divididos em 2 classes: telúricos (Mercurio, Vénus, Terra e Marte) e os jovianos (Jupiter, Saturno, Urano e Neptuno);
2.º Grupo - com os asteróides;
3.º Grupo - com os planetas anões (Plutão e UB-313).

Porque foi Plutão expulso?!
Desde que foi descoberto, em 1930, a sua inclusão no SS sempre foi polémica: pela sua distância do Sol e pelo seu muito reduzido tamanho (é menor que a Terra, que a lua terrestre e até mesmo que o UB-313, que se encontra ainda muito mais afastado do Sol). Depois pela forma da sua órbita cuja inclinação não é paralela à dos restantes planetas do SS.
Se Plutão continuasse a fazer parte do SS pelo menos mais 3 "planetas" teriam que ser incluídos: Ceres, Caronte e UB-313. Assim e agora, Ceres continuará a ser um asteróide, Caronte um satélite de Plutão e o UB-313 passa a juntar-se a Plutão como planeta anão.

A definição de planeta continua mesmo assim a ser muito simples e a precisar de um alargamento incluindo várias classes e subclasses consoante as características físicas e químicas dos vários corpos.

(daqui e daqui)

3 comentários:

A Professorinha disse...

E ainda querem que os manuais escolares só sejam renovados de 6 em 6 anos... andariam os miúdos a aprender que Plutão é um planeta quando este já foi despromovido...

(Pa)Ciência disse...

E vão andar... pelo menos nos manuais deste prox ano lectivo.

quarkup disse...

acho ke nao e muito relevante plutao ser classificado como planeta ou nao para mim a kestão é a definição de planeta que devia ser revista como tantas outras definções de "objectos " existentes no universo porque por vezes chegam a um certo ponto de nem é cão e nem é gato .
e plutões que se lixe plutão existem centenas de plutões muito proximois de sistema solar .

bom blog