terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

PRÉMIO "PIRATA DA EDUCAÇÃO 2006"


PRÉMIO "PIRATA DA EDUCAÇÃO"
(Figura mais sinistra para a Educação em 2006):
José Sócrates (Primeiro-Ministro);
Maria de Lurdes Rodrigues (Ministra da Educação);
Teixeira dos Santos (Ministro das Finanças).
MENÇÃO VERGONHOSA "O MACHADO DOURADO"
(Relativa ao abate de escolas):
José Manuel Silva (ex-Director Regional de Educação do Centro;
Teixeira dos Santos (Ministro das Finanças);
Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação).
MENÇÃO VERGONHOSA "SANTA IGNORÂNCIA"
(Relativa a prestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre Educação):
António Apolinário (Director de Serviços de Recursos Humanos da DREC);
Fátima Campos Ferreira ("Pivot" do programa "Prós e Contras");
Jorge Pedreira (Secretário de Estado Adjunto e da Educação).
MENÇÃO VERGONHOSA "LÍNGUA DE SERPENTE"
(Relativa a ofensas e injúrias proferidas sobre os professores e educadores):
António Ramos André (ex-Adjunto da Ministra da Educação);
Miguel Sousa Tavares (Comentador político);
Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação).
MENÇÃO VERGONHOSA "NEM AO DIABO LEMBRAVA"
(Relativa à medida mais disparatada tomada no âmbito da Educação):
Actividades de Enriquecimento Curricular (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues – Valter Lemos);
Aulas de substituição (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues – Valter Lemos);
Prémio "Melhor Professor" (anunciado em primeira mão por José Sócrates, em Faro).
A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, e até dia 11 de Abril, os professores e educadores da região centro irão votar em impresso próprio que será amplamente divulgado na região centro. Paralelamente haverá, ainda, a possibilidade de votar na página electrónica do SPRC. O resultado final será estabelecido tendo em conta as duas formas de votação.
Ahahah, excelente ideia ;)

A ética de uma ovelha

Durante a semana passada cumpriu-se o quarto aniversário da morte da ovelha Dolly, clonada pelos cientistas Keith Campbell e Ian Wilmut. Através da transferência do núcleo de uma célula não reprodutiva (somática) - neste caso da glândula mamária - para um óvulo anucleado, e sua posterior transferência para um útero progenitor foi possível clonar pela primeira vez um mamífero. Dolly acabou por ser abatida prematuramente depois de um aparente envelhecimento precoce, cujas razões ainda são motivo de controvérsia na comunidade científica.
Com o nascimento da Dolly, a ciência confrontou-nos com a possibilidade real da clonagem de seres humanos e depois dela muitos outros mamíferos foram clonados com sucesso. A primeira resposta dos sistemas políticos à mediática Dolly foi a proibição da clonagem em humanos sem apelo nem agravo, não distinguindo entre clonagem reprodutiva e clonagem para investigação biomédica. Preocupa-me este repentino afastamento entre a sociedade e o conhecimento, mas também a sua utilização incorrecta.
Hoje, a ciência está sob suspeita no tocante à investigação genética, à clonagem e aos alimentos transgénicos, o mais das vezes sem que este receio tenha uma base racional. É constante o afluxo de "notícias choque" e de textos alarmistas advertindo o leitor para os perigos da pesquisa genética, por exemplo, e dizendo que o cientista se pretende substituir a Deus. A toda esta desconfiança, acrescenta-se um fascínio paradoxal, que exige da ciência a resposta para todos os grandes desafios e ameaças da humanidade. Depois de Copérnico retirar o Homem do centro do universo e Darwin o obrigar a pôr-se ao nível dos outros seres que habitam o planeta, abriram-se duas feridas profundas no ego humano. Inconscientemente estas ainda hoje produzem certa angústia no Homem.

É daqui que parte alguma da hostilidade em relação à ciência e aos cientistas, e alguma anti-ciência onde pulula o relativismo cognitivo e cultural e que conta com uma grande mediatização. Veja-se a emergência nos EUA de uma onda de defensores do criacionismo, agora pomposamente chamado "desenho inteligente" por oposição à teoria da evolução de Darwin, testada e validada todos os dias pela comunidade científica.
Muito do que sai destas áreas arrepia-se perante conceitos como "realidade", "objectividade" e "verdade", que são a essência da ciência e também do jornalismo científico. Assim, privilegiam o intuitivo, o místico, o marginal, abrindo alas para as astrologias e o ocultismos, temas demasiado frequentes na nossa comunicação social.
Será então que o conhecimento científico é perigoso? Podemos dizer que ao longo da história há uma tendência para associar o conhecimento ao mal. Nas fundações do Cristianismo está a proibição de Adão e Eva se alimentarem dos frutos da árvore do conhecimento. Na mitologia grega, Prometeu foi castigado por ter oferecido aos mortais o fogo roubado dos deuses. Mesmo na literatura e no cinema modernos, a imagem do cientista é colada à de um insano que só produz monstros e catástrofes como o Dr. Frankenstein de Mary Shelley, que não olha a meios para saciar as suas curiosidades científicas.

Quando se parte para a análise deste problema, convém diferenciar entre factos e valores, ou seja, entre ciência e ética. A ciência como actividade, não pode produzir ética, mas apenas descrever os fenómenos que estuda. Cabe então à ética avaliar o conhecimento gerado e as suas possíveis aplicações (tecnologia). Assim, temos a ciência (básica) – produtora de ideias, teorias – a tecnologia – produtora de objectos, bens, aplicações – e a ética, que regula o modo como se relacionam ciência e tecnologia. Apesar destas distinções, o cientista não está de maneira alguma isento de obrigações éticas.
Então, tendo em conta o nível de conhecimento da humanidade, e em oposição às posições anti-ciência pós-modernas, podemos afirmar que o conhecimento não só não é perigoso, como é intrinsecamente bom. Para o Homem, conhecer é tão importante como qualquer outra necessidade básica. Já a tecnologia, que deriva deste conhecimento pode ser nefasta.
Temos assistido nas últimas décadas a uma autêntica explosão do conhecimento nas ciências biológicas, mas a clonagem da ovelha Dolly e outras experiências científicas têm atraído a atenção dos media e da sociedade, levantando uma série de inquietações e problemas éticos. O preocupante é que sem qualquer reflexão se limite a produção de conhecimento, numa espécie de guerra preventiva contra os cientistas, não se procurando, isso sim, combater a má utilização desse conhecimento.

[Por João Carvas Bibliografia: Tambosi, Orlando. É o conhecimento perigoso? Fronteiras entre ciência, tecnologia e ética. www.criticanarede.com]

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Bom Carnaval!

Imagem "descaradamente roubada" de Anterozóide (vale a pena espreitar todas as outras)
Se este ano me mascarasse também seria de D. Milú eheheh!!!
Mas não... em vez disso estou em casa a preparar aulas :(

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Chocolate faz bem ao cérebro

O chocolate, conhecido pelos benefícios cardiovasculares, faz igualmente bem ao cérebro, ao favorecer a circulação sanguínea cerebral, indicam dois estudos divulgados ontem.
A primeira investigação foi realizada em jovens mulheres saudáveis. O objectivo era identificar se uma bebida rica em flavonóide, uma substância anti-oxidante contida no cacau, estimula as funções mentais durante um teste. Comparativamente a um grupo de mulheres que não consumiram flavonóide, a circulação sanguínea cerebral do grupo que consumiu aumentou durante um período de duas a três horas. Segundo os médicos responsáveis, a investigação mostra as potencialidades das bebidas ricas em flavonóides para o tratamento de pessoas idosas, que sofrem de demência ou que sofreram acidentes cerebrais.
Um segundo estudo foi realizado em pessoas saudáveis com mais de 50 anos. Concluiu-se igualmente que há aumento do fluxo sanguíneo cerebral em pessoas que consomem bebidas ricas em flavonóides. No entanto, os efeitos do cacau sobre o cérebro devem continuar a ser estudados e verificados, nomeadamente através de ensaios clínicos mais aprofundados. (daqui)

Aqui a ChocoHolic sabia que só podia ser bom, muitoooooooo bom!!!!!!

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Aula prática


Com saudades da antiga disciplina Técnicas Laboratoriais de Biologia
Actividade: Estudo da morfologia do coração de um mamífero...
... ou aula de preparação para talhante!

Cúmulo da pretensão

Um motoqueiro a 140 km/h numa estrada. De repente deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se: PÁÁ!!! Pelo retrovisor, o homem ainda viu o bichinho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido. Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. O passarinho estava lá, inconsciente, quase morto. Era tal a angústia do motoqueiro que ele recolheu a pequena ave, levou-a ao veterinário, foi tratada e medicada, comprou uma gaiolinha e levou-a para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado. No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência. Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asas na cabeca e grita:

F***!!! MATEI O MOTOQUEIRO!!!
(recebida por mail)

Combate às Alterações Climáticas

Boas práticas:
- Utilizar o ar condicionado com a potência adequada;
- Abrir o frigorífico apenas as vezes necessárias;
- Usar lâmpadas económicas;
- Ter janelas com vidros duplos para conservar o calor ao máximo;
- Separar o lixo;
- Ir para o emprego de transportes públicos;
- Desligar o computador e impressora diariamente;
- Desligar da corrente os aparelhos como: televisão, aparelhagem etc., uma vez que estes mesmo em repouso asseguram gastos mínimos quando não estão desligados da corrente;
- Fazer uma condução regrada sem grandes acelerações e travagens.

(Portal Ambiente&Saúde)

É difícil?!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Fotossíntese: Um processo muito "ensinado" e pouco apreendido

O Estudo…
A preocupação com a aprendizagem de conceitos científicos em sala de aula congrega a maioria dos professores e pesquisadores do ensino de ciências, independentemente da visão ou das crenças que tenham acerca de como essa aprendizagem ocorre. São aqui parcialmente apresentados os resultados obtidos de uma pesquisa situada nesse campo de preocupações. Os dados e análises deste trabalho configuraram uma monografia de conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

A Fotossíntese é o processo pelo qual os vegetais se nutrem e a respiração dos mesmos, ao igual que a dos animais, é aeróbica. Entretanto, a vivência pedagógica de uma das autoras demonstrou que os alunos, mesmo após repetidos anos de estudo desses conceitos em sala de aula, têm sérias dificuldades em aprende-los e distingui-los. Com base na proposta de conhecer os conceitos de alunos do ensino fundamental e médio, a respeito da Fotossíntese, optou-se pela realização de entrevistas.
O primeiro grupo de entrevistados foi de 16 alunos. Foram consideradas não só as questões relacionadas à Fotossíntese, como também as concernentes à respiração vegetal, já que frequentemente estes conceitos são confundidos pelos alunos.

Os Resultados…
A análise dos dados obtidos das entrevistas revelou que 37% dos alunos consideram que a nutrição animal difere da vegetal por ser a primeira heterótrofa, embora nenhum deles tenha usado esse termo para expressarem-se. Contudo, o termo Fotossíntese já aparece em algumas entrevistas. Dos 63% restantes, a maioria considera que a nutrição animal difere da vegetal por contar com um número maior de opções de alimentos. E, mesmo aqueles que consideram que a nutrição vegetal ocorre pela Fotossíntese, ressaltam a importância da variedade de alimentos como algo mais significativo.
Apenas 31% dos alunos entrevistados confirmam que a Fotossíntese tem função nutricional e que a respiração vegetal é aeróbica. Mas, esses mesmos alunos, confundem em alguns momentos os dois processos. Outros 31% reconhecem apenas a função da Fotossíntese, mas não identificam corretamente o tipo de respiração dos vegetais. Cerca de 13% dos alunos relacionam corretamente o tipo de respiração dos vegetais, no entanto, não reconhecem a Fotossíntese como parte da nutrição vegetal. Os restantes 25 % não reconhecem a função da Fotossíntese e tampouco a respiração vegetal como sendo aeróbica.
(Encontrado andando por aqui)

Por cá é parecido… andamos pelo “as plantas fazem fotossíntese e os animais respiração aeróbia”!!!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

[Neste] Dia dos Namorados*

... "só" 250km ...

Amor à prova da CIÊNCIA no Dia dos Namorados

Será que o amor tem CIÊNCIA?
"No Dia de S. Valentim, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva convida os casais de apaixonados a testarem a sua sintonia na exposição interactiva "Uma Questão de Sexo(s)". Sugere-se um passeio romântico pelas exposições onde são prestadas verdadeiras provas de amor onde pode juntar o rigor e a objectividade da ciência à irracionalidade da paixão!
EXPOSIÇÕES:
Esfera de plasma - Será que fazemos faísca?
Piruetas - Deixas-me a cabeça a andar à roda
Cama de faquir - Por ti faço tudo
Eco - Quando estamos apaixonados dizemos tolices
Apanha o avião - Contigo vou até ao fim do mundo
Batak - Tiras-me o fôlego
Quantos como eu? - Amor meu, há alguém mais belo do que eu?
Harpa laser - Dá-me música.
Foguetão de hidrogénio - Leva-me até às estrelas!
Pupila - Só tenho olhos para ti
Corpúsculo do olho - Olhos nos olhos
Máscaras invertidas - Não me canso de olhar para ti
O Rosto - Quem o feio ama, bonito lhe parece
Ora jovem, ora velha - Amor para toda a vida
Transformo-me em ti - Eu + Tu = 1
Bicicleta - O que eu pedalei para te conquistar
Dados de Mozart - Um concerto para ti
Caminhos curvos - Todos os caminhos vão dar ao meu amor
Adivinha os números - Em que dia vamos casar?
Nó da gravata - Vamos dar o nó
Parece interessante :)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Tremeliques

"Ocorreu, pelas 10:36h manhã, o maior tremor de terra dos últimos 38 anos no Continente português. Apesar de não ter deixado marcas para a História, o sismo de magnitude de 5.8 graus na escala de Richter abalou o Centro e Sul do país, assustando quem durante 30 segundos sentiu a terra tremer. O sismo não chegou a provocar vítimas, mas foi suficientemente forte para abalar também algumas zonas de Espanha e Marrocos.
O sismo teve o epicentro a 160 quilómetros a sudoeste do Cabo de S. Vicente (no Banco de Gorringe), região onde é presumível que tenha tido origem o sismo de 1755 e, dois séculos mais tarde, o de Fevereiro de 1969. Tido como o maior tremor de terra dos últimos 38 anos no Continente português, o abalo de ontem foi sentido com intensidade máxima V (na escala de Mercalli modificada) especialmente no Barlavento algarvio, embora tenha atingido ainda os distritos de Lisboa, Beja, Évora, Santarém Leiria e Setúbal. Catorze minutos depois ocorreu a primeira réplica, seguida de outra às 13h30. Ambas com magnitude 2.5 na escala de Richter, não foram sentidas pelas populações." (cienciapt.net)

Eheheh, tremeliques bem sentidos no Algarve ;)... mais um para juntar à minha listinha!!!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Água, a protegida


[As minhas] 7 Maravilhas...

... do Mundo:
(mesmo sem as conhecer "ao vivo")
- Taj Mahal
- Pirâmides de Gizé
- Castelo de Neuschwanstein
- Machu Picchu
- Grande Muralha da China
- Torre Eiffel
- Chichén Itzá

... de Portugal:
(só não conhecendo duas)
- Castelo de Almourol
- Convento e Basílica de Mafra
- Mosteiro da Batalha
- Mosteiro dos Jerónimos
- Palácio Nacional da Pena
- Torre de Belém
- Universidade de Coimbra

... da Gastronomia Portuguesa:
(saboreando todas... nham nham)
- Leitão da Bairrada
- Amêijoas à Bolhão Pato
- Polvo à Lagareiro
- Ovos moles de Aveiro
- Arroz de Marisco
- Carne de porco à Alentejana
- Migas

A 07.07.07 vejo se acertei ;)

Mouse Party - drugs explained