quinta-feira, 29 de março de 2007
Concurso de Professores ou "uma pessoa até fica parva com estas coisas!"
quarta-feira, 28 de março de 2007
Energia solar ensaia passos firmes em Portugal
A Comissão Europeia já fez este exercício. Desenhou sobre um mapa da Europa o potencial para a produção de electricidade a partir do sol. E, na imensidão do continente, uma pequena mancha, quase periférica, está assinalada com a cor mais carregada - a que indica onde seria mais barata a electricidade solar.
A benesse cabe a Portugal, mais precisamente ao polígono formado pelo Algarve e pela zona leste do Alentejo, onde o sol reina à vontade, para o bem e para o mal. E é aí que se inaugura hoje a maior central solar do mundo, pelo menos por ora. São 52 mil painéis fotovoltaicos, com uma potência total de 11 megawatts (MW), que transformarão a radiação solar em electricidade suficiente para suprir o consumo de oito mil pessoas. Construída em Serpa pelas empresas General Electric, PowerLight e Catavento, a central em breve terá companhia. Não muito longe dali, Moura irá receber uma unidade ainda maior, com 62 MW de potência. Outros projectos estão a materializar-se na região.
quinta-feira, 22 de março de 2007
História de Portugal ultra-condensada
Dia Mundial da Água

quarta-feira, 21 de março de 2007
Hoje é dia... cheio
terça-feira, 20 de março de 2007
CSI à portuguesa
As séries policiais, mais ou menos ficcionais, sempre despertaram a atenção do público. Mas a saga CSI tem não só atraído as pessoas, como também tem estimulado a curiosidade pela Medicina Legal. «Esta é uma das profissões preferidas do século XXI», revelou José Manuel Anes, ex-responsável do laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, esta segunda-feira, na FNAC do Chiado.
Se por vezes o que se passa nos filmes está bem longe da vida real, o que se passa na série - os procedimentos técnicos e científicos utilizados - são os mesmos que os laboratórios da especialidade usam, garante José Manuel. «Sob o ponto de vista técnico-científico não há grandes diferenças. A série é muito bem feita e resulta muito bem. Não há fantasia», acrescenta.
Contudo, existe uma diferença que para o investigador é fundamental e que se prende com o tempo real de resposta. Se no filme rapidamente se chega ao autor do crime, na vida real nem sempre é assim. «Há processos que demoram mais tempo a ser analisados do que outros. Na série dão um ar de facilidade e rapidez que não acontece na realidade». Mas esta não é a única diferença, e se no CSI o «inspector que faz a investigação criminal também analisa as provas no laboratório», esta situação raramente acontece nos laboratórios verdadeiros onde cada pessoa tem a sua função, e só trabalha especificamente numa coisa.
Em Portugal, o laboratório de Polícia Científica situa-se na cidade de Lisboa e é neste que se realizam todas as perícias a nível nacional no campo da biologia, da toxicologia, da físico-química, da balística, da documentoscopia e da criminalística.
Sobre os pormenores que existem na série e que não acontecem na vida real mas que são importantes, José Manuel realça que o problema português prende-se com a inexistência de bases de dados aprofundadas. «As bases de dados são extremamente importantes, e esta é a única diferença que se vê no CSI. Devíamos ter mais bases de dados». (PortugalDiário)
sábado, 17 de março de 2007
All...garve
sexta-feira, 16 de março de 2007
Coisas que só uma MÃE sabe ensinar...
A minha mãe ensinou-me a dar valor ao trabalho dos outros:
A minha mãe ensinou-me a ter fé:
A minha mãe ensinou-me lógica e hierarquia:
A minha mãe ensinou-me ironia:
A minha mãe ensinou-me sobre saber esperar:
A minha mãe ensinou-me a enfrentar desafios:
A minha mãe ensinou-me o que é a lógica:
A minha mãe ensinou-me a ser adulto:
A minha mãe ensinou-me o que é a genética:
A minha mãe ensinou-me sobre as minhas raízes:
E, ensinou-me também o mais importante!
A minha mãe ensinou-me o que é a Justiça:
quinta-feira, 15 de março de 2007
Dia Mundial do Consumidor
www.consumosustentavel.com
www.deco.proteste.pt
www.lipor.pt
terça-feira, 13 de março de 2007
Alunos e Geologia

sexta-feira, 9 de março de 2007
Mente Inteligente [7]: As folhas de papel
Em Portugal 15% da energia consumida é renovável
A produção de energia em Portugal aumentou 45% entre 1990 e 2004, mas o petróleo continua a ser a principal fonte primária utilizada (57%), seguindo-se as renováveis (15%) e os combustíveis sólidos e o gás, ambos representando 13%.
quarta-feira, 7 de março de 2007
Arquitectura da célula

"Para realmente entender a arquitectura do citoesqueleto é necessário observar toda a célula em três dimensões, mas ao mesmo tempo é preciso ter uma muito boa resolução para ser capaz de investigar os detalhes estruturais. É impossível obter uma imagem assim com os microscópios convencionais."
Os microtúbulos são um componente chave do citoesqueleto. Estes são estruturas dinâmicas construídas a partir do constante crescimento e colapso de filas de proteínas elementares chamadas tubulinas. Para aumentar a sua rigidez, os microtúbulos associam-se e interagem com proteínas estabilizadoras formando assim complexas redes, que são essenciais para muitos processos celulares como o crescimento polarizado. Pela primeira vez eles conseguiram observar directamente aquilo que estudos prévios na levedura apenas sugeriam. Nas alturas em que uma célula não se está a dividir, uma fibra de microtúbulos consiste de 4-5 filamentos individuais fisicamente conectados entre si por pontes provavelmente formadas por proteínas. Nas redes criadas através de estas ligações cruzadas a orientação dos microtúbulos é crucial. Os filamentos são estruturas polares e os seus extremos crescem e colapsam a velocidades diferentes. O estudo criou um mapa preciso indicador da localização de todos os extremos em formação e em colapso na célula.
A imagem também abriu caminho ao entendimento de outras importantes funções dos microtúbulos, revelando que o citoesqueleto determina o correcto posicionamento das mitocôndrias, os organelos produtores de energia da célula. "A nossa imagem 3D da levedura pode servir como um mapa de referência para os biologistas interessados na arquitectura da célula. É possível extrair informação de todas as estruturas e processos das células ou usa-la para posicionar eventos celulares no contexto espacial da célula."
A levedura é um dos organismos modelo mais utilizados na biologia. Apresenta muitas similaridades com os eucariotas superiores, incluindo organismos multicelulares. Muita desta informação pode ser aplicada aos mamíferos. Na célula nervosa dos mamíferos, por exemplo, as associações de microtúbulos são semelhantes às observadas na levedura e são essenciais na transmissão de sinal de célula para célula.
segunda-feira, 5 de março de 2007
Miúdos
sábado, 3 de março de 2007
Eclipse Total da Lua
Se as nuvens não interferirem, a Lua cheia estará nessa noite bastante alta no céu, virada a Sul, em muito boas condições para se observar a olho nú a sua ocultação .
O eclipse resulta da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone. Mesmo no meio da fase de ocultação total, às 23h21, a Lua não irá desaparecer completamente devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela. Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, não visível na Europa. O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, entre as 03h23 e as 04h45.
ECLIPSES: Um jogo cósmico

A única diferença entre estes dois eclipses está em que o eclipse da Lua é visível em todos os lugares da Terra onde é noite, enquanto que o eclipse do Sol apenas é visível nos lugares que momentaneamente ficam na sombra (da Lua). Como a sombra feita pela Lua sobre a Terra é muito menor que o tamanho da própria Terra, o eclipse é apenas visível nessa pequena área, que vai percorrendo o globo terrestre consoante este roda e a Lua progride na sua órbita.
in O Observatório, Vol. 9 N.º 7 (Nov 2003)